PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce

Obra do Metrobus arranca para nova fase. Anunciados vários condicionamentos de trânsito

Obra do Metrobus arranca para nova fase. Anunciados vários condicionamentos de trânsito

Com a chegada da nova fase da obra de construção da linha Boavista-Império do metrobus do Porto, que arranca esta quinta-feira, dia 9 de março, a partir das 22h00, chega também a informação de novos condicionamentos ao longo da Avenida da Boavista.

Esta fase “consiste na passagem da intervenção do canal central da Avenida da Boavista (anteriormente ocupado por duas faixas BUS e que estava ocupado desde há cerca de um mês) para o lado Sul. Isto nos troços que vão desde a Marechal Gomes da Costa ao Foco e de Bessa Leite até Guerra Junqueiro”, lê-se no comunicado oficial da Metro do Porto. “Ou seja, os trabalhos do metroBus vão agora ocupar as duas faixas ascendentes, sendo que o trânsito automóvel neste sentido (poente-nascente) passa a fazer-se através das duas vias do corredor central. A circulação no sentido descendente mantém-se inalterada”, esclarece a empresa de transporte público metropolitana.

Os trabalhos na via irão decorrer ao “longo dos próximos três meses”, o que vai resultar em condicionamentos de trânsito em vários pontos da Avenida da Boavista. A partir das 22h00 desta quinta-feira e até às 24h00 do dia 7 de maio, estão previstos constrangimentos acontecem no troço compreendido entre a Rua de António José da Costa e a Rua de António Bessa Leite, onde estará proibida a paragem e o estacionamento, exceto a veículos autorizados, no arruamento sul da Avenida da Boavista.

Ainda de acordo com a informação divulgada pela Rádio Nova, com base na Plataforma de Trânsito do Município, também existirá condicionamento de trânsito com estreitamento de via na Avenida da Boavista, no troço compreendido entre a Rua de António Bessa Leite e a Rua de António José da Costa, e será proibida a paragem e o estacionamento, exceto veículos autorizados, na Rua de António José da Costa, lado Nascente, no troço compreendido a Avenida da Boavista e a Rua de António Patrício.

O trânsito estará proibído, exceto cargas e descargas e acesso a garagens, na Rua de António Cardoso, no troço compreendido entre a Avenida da Boavista e a Rua de António Patrício e o condicionamento de trânsito com estreitamento de via da Avenida da Boavista sentir-se-á no troço compreendido entre o n.º 2026 e a Avenida do Marechal Gomes da Costa.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com a mesma fonte, estará igualmente proibido o trânsito, exceto cargas e descargas e acesso a garagens, na Rua de Ciríaco Cardoso, no troço compreendido entre a Avenida da Boavista e a Rua de Carlos Dubini, assim como no acesso à Via de Cintura Interna, no troço de ligação da Praça Rotary Internacional à Avenida da Boavista.

Haverá, ainda, a alteração de sentido único no acesso Via de Cintura Interna, para sentido descendente, no troço frente ao n.º 44 e numa extensão de aproximadamente 50 metros (para utilização como acesso à VCI, sentido Ponte do Freixo).

Recorde-se que o metrobus, veículo movido a hidrogénio que irá fazer a ligação entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, na Foz, espera 5 milhões de passageiros durante o primeiro ano de funcionamento. As intervenções para construção da linha resultam de um investimento de 66 milhões de euros, provenientes do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Foto: Metro do Porto

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce