Santander Escolhas 2

Obra da Linha Rubi deverá arrancar até setembro de 2023

Obra da Linha Rubi deverá arrancar até setembro de 2023

O presidente da Metro do Porto afirmou que até setembro de 2023 devem ter início as obras da Linha Rubi, admitindo que a obra pode até começar com algumas arestas por “limar” em termos de projeto.

Referir que Tiago Braga falava na reunião da Assembleia Municipal do Porto, solicitada para abordar o “processo de construção da Linha Rubi”, cujo projeto se encontra em fase de consulta pública até quinta-feira.

Sobre a linha, o presidente da empresa de transporte reconhece “chegar a um momento em que, sob pena de colocar em causa a execução do projeto” a Metro pode preferir “avançar ainda podendo haver um ou outro pormenor que não esteja totalmente fechado em sede de projeto de execução”.

“Assumimos isso como um erro e omissão na fase de discussão com o empreiteiro, mas avançamos ainda a tempo, no sentido de ter a obra concluída naquilo que é a janela temporal, o quadro de referência de que, neste momento, dispomos”, que é de 34 meses.

Contudo, referiu que querem “evitar a todo o custo essa situação”, que configuraria “um desvio ao processo de empreitada”, mesmo que isso signifique “atrasar algum tempo o lançamento do concurso”.

Recorde-se que em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

A construção desta linha, prevista no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), irá custar 300 milhões de euros mais IVA, e deverá terminar no final de 2025.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem