PUB
Recheio 2024 Institucional

O que esperar da Feira do Livro do Porto?

O que esperar da Feira do Livro do Porto?

Porto não rima com cultura, mas podia. Por falar em cultura, é precisamente isso que não vai faltar, com a chegada da 11ª edição da Feira do Livro do Porto, que está de volta aos Jardins do Palácio de Cristal.

O evento literário mais relevante da cidade começa às 12h do dia 23 de agosto e estende-se até ao dia 8 de setembro. Este evento, que é mais do que uma simples feira literária, oferece uma programação rica e variada, com atividades para todas as idades.

Com a duração de 17 dias, este ano, a Feira homenageia Eugénio de Andrade, conhecido como o “poeta da luz”, com o tema “Por mais solar que seja o coração”.

O que inclui a Feira do Livro?

A programação inclui 16 debates, 15 sessões de poesia e humor, 4 projeções de filmes, 21 concertos, 7 lançamentos de livros e mais de 50 atividades para bebés, crianças e famílias. 

Ao todo, são mais de 100 eventos que irão ocupar os vários espaços dos Jardins do Palácio de Cristal. A Avenida das Tílias, como habitual, acolherá 115 editoras, livreiros e alfarrabistas, espalhados por 130 stands (via Câmara do Porto).

A Feira do Livro do Porto marca, assim, o início do calendário cultural da cidade, inspirando-se na obra de Eugénio de Andrade para manter viva a paixão pela palavra. 

O evento abre ao público às 12h desta sexta-feira, e às 17h, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, visitará o recinto, coincidindo com a abertura da exposição “Post Scriptum Sobre a Alegria” na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A mostra, com curadoria de Rita Roque e Jorge Sobrado, estará em exibição até 22 de setembro e apresenta uma seleção de obras, livros de artista e edições limitadas da coleção de Eugénio de Andrade.

No sábado, 24 de agosto, às 15h, terá lugar a Cerimónia de Atribuição da Tília de Homenagem a Eugénio de Andrade, que passará a figurar ao lado de outros grandes nomes da literatura portuguesa na Avenida das Tílias. 

Seguir-se-á, às 16h, uma conversa no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, intitulada “Arco e Flecha: Temas de Eugénio Hoje”, onde especialistas discutirão a relevância contemporânea da sua obra. 

Às 21h, será exibido o documentário “Eugénio de Andrade, Coração Habitado”, seguido de uma conversa moderada por Arnaldo Saraiva, que escreveu o guião do filme.

A música, que Eugénio de Andrade considerava inseparável da poesia, terá também um lugar especial na programação da Feira. 

No primeiro dia, Gisela João inaugura o ciclo de concertos “É a Música, Este Romper do Escuro”, com uma atuação às 19h na Concha Acústica. No sábado, Tiago Nacarato dará continuidade ao ciclo, que contará ainda com outros artistas como EU.Clides, Milhanas e Poetry Ensemble em dias subsequentes.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer