Sogrape

Novos autocarros da STCP começam a ser entregues em setembro

Novos autocarros da STCP começam a ser entregues em setembro

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) acaba de anunciar a adjudicação do fornecimento das 48 viaturas de transportes de passageiros 100% elétricas e da estação de carregamento, constituída por 24 carregadores duplos, por 19,2 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa revela que no seguimento da realização do concurso público internacional, lançado em 26 de setembro, para o fim supracitado, a adjudicação foi feita à “proposta apresentada pelo concorrente EF – Energia Fundamental, Mobilidade Elétrica, Lda., representante em Portugal da empresa chinesa Zhongtong Bus (ZT Bus)”.

“O valor global do contrato adjudicado é de 19.260.000,00 € e diz respeito a 48 viaturas 100% elétricas da marca Zhongtong Bus e à instalação da estação de carregamento na Estação de Recolha da Via Norte”, lê-se.

Adicionalmente, a STCP revelou também que a instalação da nova estação de carregamento da Estação de Recolha da Via Norte está prevista para o final do mês de agosto e que as novas viaturas deverão começar a ser entregues, faseadamente, entre setembro e novembro. As viaturas em causa têm “tipologia standard de 12 metros e autonomia de cerca de 370 km”.

Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota “100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que se traduz numa redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano”. A aposta, acrescenta, permitirá “substituir 24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 viaturas energeticamente limpas”.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional