Junta da Galiza

STCP lança concurso de 20 ME para reforçar frota elétrica

STCP lança concurso de 20 ME para reforçar frota elétrica

A Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP) acaba de lançar um concurso público internacional para a aquisição de 48 viaturas de transporte de passageiros 100% elétricas e uma estação de carregamento elétrica, no valor de 20 milhões de euros.

Em comunicado, a empresa adianta que a introdução na frota destes 48 autocarros elétricos, om 12 metros de comprimento, e autonomia de cerca de 320 km, deverá ocorrer no último quadrimestre de 2023.

A nova estação de carregamento elétrica, constituída por 24 carregadores duplos, deverá ser instalada na Estação de Recolha da Via Norte, onde ficarão também alocadas as novas viaturas da frota da STCP.

Adicionalmente, será ainda construída uma subestação elétrica para alimentação dos carregadores, informa a STCP.

De acordo com a informação avançada, o investimento em causa será “parcialmente financiado”, no montante de 8.443.209,70 euros, através do Aviso N.º 01/C15-i05/2021 – Descarbonização dos Transportes Públicos do PRR. 

Com a aquisição destes novos autocarros elétricos, a STCP verá a sua frota “100% livre de emissões aumentar dos atuais 20 veículos para 68, o que permitirá uma redução de emissões de CO2 de cerca de 4.000 ton/ano”. Esta aposta, segundo refere, permitirá substituir “24 viaturas standard em fim de vida e reforçar a frota da empresa com mais 24 novas viaturas energeticamente limpas”.

Os anúncios dos procedimentos foram publicados no Jornal Oficial da União Europeia, no Diário da República seguindo-se a publicação na Plataforma Vortal, na segunda-feira, 26 de setembro.

Os interessados têm 38 dias para enviar propostas, a contar da data da referida publicação.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem