PUB
Recheio 2024 Institucional

Norte poderá viver quarta vaga da pandemia, alerta especialista

Norte poderá viver quarta vaga da pandemia, alerta especialista

Os números elevados de casos de covid-19 que se registam, diariamente, continuam a fazer soar alertas em todo o país, e no Norte não é exceção. 

Depois de, em meados de junho, a região ter registado uma evolução “muito estabilizada” da pandemia, o diretor da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) alerta, agora, que o os casos suspeitos de covid-19 têm aumentado “entre 40 a 50%” na unidade hospitalar e que a região pode estar a viver a quarta vaga da pandemia. 

“Neste momento já não podemos negar que estamos numa quarta vaga, de características diferentes, mas real. É o momento de todas as estruturas se coordenarem e verificarem os seus planos de contingência”, afirmou Nelson Pereira. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Num momento em que a pandemia “está a progredir na região Norte”, o responsável alertou, em declarações à Agência Lusa, a urgência de “controlar este processo antes que se chegue à situação de acréscimo de internados”. 

O diretor da Unidade Autónoma de Gestão (UAG) de Urgência e Medicina Intensiva do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) teme que os próximos dias continuem a ser de aumento de casos suspeitos de covid-19, “devido aos festejos de São João”, e pede para que a população tenha especial cuidado com as férias de verão. 

“Mantenham os cuidados de proteção. Qualquer sintoma que tenham devem contactar o SNS24 porque cada hora ou cada dia que passa em que isso não é feito são mais contactos e mais contágios, e isso é que faz a progressão exponencial da pandemia. Minimizem os contactos com pessoas com quem não coabitem”, pediu, recordando que sempre que estejam em sítios fechados com outras pessoas utilizem máscara.  

PUBLICIDADE
PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce