Santander Escolhas

Movida do Porto terá 50 agentes a policiar a zona

Movida do Porto terá 50 agentes a policiar a zona

A partir desta quinta-feira a cidade do Porto vai poder contar com 50 agentes afetos apenas à Movida e à visibilidade policial, adiantou a comandante da PSP do Porto, Paula Peneda, depois da sessão de boas-vindas de 186 policias.

“Do reforço que recebi retirei 50 polícias para ficarem dedicados em exclusivo à visibilidade policial. Não têm mais nenhuma tarefa a não ser esta. Estão formadas cinco equipas, desde segunda-feira, de 10 polícias cada, que trabalharão rotativamente como todos os outros polícias, com os mesmos horários. Só que não estarão afetos a mais nenhuma tarefa a não ser à visibilidade e ao reforço operacional”, esclareceu Paula Peneda, citada pelo JN.

Esta quinta-feira “já começam a trabalhar normalmente. Estava tudo previsto e organizado. Já havia instalações e carrinhas. Serão distribuídos pelas áreas consideradas mais críticas. Será esse o grande objetivo”, afirmou.

“A presença será por 24 horas”, sublinhou, realçando que “a zona da movida” é a maior preocupação”. “Estamos a adequar o policiamento às nossas preocupações”, concluiu Paula Peneda.

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, que marcou também presença na cerimónia, enumerou os objetivos: “Primeiro, acompanhar os fluxos de pessoas, direcionando a presença policial para os locais e horários em que efetivamente há maior necessidade operacional. Segundo, garantir um pré-posicionamento de meios por forma a garantir respostas mais rápidas a situações ou incidentes mais graves. Terceiro, potenciar a visibilidade dos polícias, permitindo desta forma aumentar a perceção de segurança nos cidadãos”.

Recorde-se que o presidente da Câmara Municipal do Porto tem vindo a mostrar preocupação com a zona da Movida, referindo que “depois da pandemia, o comportamento dos cidadãos na via pública, naquelas zonas em particular” se alterou.

Foto: Miguel Nogueira (Arquivo)

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sinta-o-natal-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem70&utm_campaign=sabebemfazbem