
No âmbito das celebrações do Dia da Marinha no Porto, que acontecem até domingo, com mais de 30 atividades gratuitas, a cidade foi contemplada com a oferta de um monumento, que pretende assinalar a edição deste ano. A obra de arte em causa, composta por uma âncora e um leme, foi colocada junto ao Farol de São Miguel-O-Anjo.
“Aqui, ocorreram desastres, vimos salvamentos que foram desempenhados com o empenho e preocupação de toda a população, vimos passar águas de cheias (…) temos agora uma roda de leme que nos vai fazer recordar para sempre o papel que a Marinha tem”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na cerimónia de inauguração do monumento, de acordo com o portal de notícias do município.

De acordo com o autarca, o local escolhido para receber o monumento é “único para todos os portuenses”. “O Porto é uma cidade que tem uma relação privilegiada com o mar e com o rio, não fosse o seu nome Porto”, acrescentou ainda.
Presente na cerimónia esteve também o chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima, Gouveia e Melo, que destacou a ligação forte do Porto à Marinha. “Este singelo monumento marca este dia, mas também esta proximidade que temos a esta população do Norte, que é fantástica, e que muito tem auxiliado a Marinha, também nas suas missões, no seu recrutamento e na sua história”, partilhou.
De referir que a Marinha Portuguesa costuma oferecer uma obra de arte artística a todas as cidades que acolhem as celebrações do Dia da Marinha.
Artigos relacionados
Porto prepara-se para o “Dia da Marinha” com mais de 30 atividades gratuitas
Dia da Marinha condiciona trânsito e estacionamento no Porto
Fotos: Miguel Nogueira