PUB
Philips S9000

Porto prepara-se para o “Dia da Marinha” com mais de 30 atividades gratuitas

Porto prepara-se para o

O programa das celebrações do Dia da Marinha no Porto foi apresentado oficialmente esta quita-feira. São esperados mais de mil militares, 30 atividades gratuitas, batismos de mar, visitas a navios, exposições, concertos e um colóquio.

O principal objetivo destas celebrações é promover a ligação dos portuenses ao mar: “Acolhemos este desafio com um grande abraço, como o Porto sempre faz, principalmente em matérias que tem a ver com as nossas forças armadas, o mar, a Marinha, com esta Casa [do Infante], de grande tradições”, afirmou o presidente da Câmara, Rui Moreira, durante a apresentação do programa comemorativo, citado na plataforma oficial da autarquia.

Do vasto programa, Rui Moreira destacou a presença do Navio Escola Sagres no rio Douro, “o que já não acontece há alguns anos” na cidade, aguardando também, “com muita expetativa”, o concerto da Banda da Armada com Miguel Guedes. “Vai ser um momento interessante”, disse.

Por outro lado, o chefe do Estado-Maior da Armada, citado pelo município, espera que as celebrações “sejam uma verdadeira celebração do mar, do que é uma mentalidade inovadora, virada para o espírito marítimo”.

O epicentro das celebrações desenvolve-se entre a Ribeira e a Alfândega do Porto, onde ao longo dos quatro dias de evento, de 18 a 21 de maio, vai ser possível visitar navios, fazer escalada e mergulho, utilizar a realidade virtual para comandar um navio, entre outras atrações.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No dia 19, sexta-feira, a Banda da Armada sobe ao palco com Miguel Guedes para um concerto no Parque da Alfândega, de entrada livre, às 21h30. O programa culmina no domingo, dia 21, “com todas as atenções voltadas para a cerimónia militar, que, a partir das 12h, junta uma formação de cerca de 500 militares para um desfile na Rua Nova da Alfândega”, revela a autarquia.

A partir de quinta-feira o ambiente de festa vai estender-se da zona ribeirinha até à baixa da Invicta, prometendo contagiar os portuenses, assim como visitantes nacionais e estrangeiros. Os navios estarão de portas abertas durante os dias da iniciativa, no período da manhã, das 10h às 12h, e à tarde, entre as 14h e as 18h. A entrada para as visitas será realizada nos locais de atracação das embarcações, entre o Cais da Ribeira e a Alfândega.

A Marinha Portuguesa oferece, tradicionalmente, uma obra artística em cada cidade ou vila que acolhe o Dia da Marinha e desta vez não vai ser diferente. No Porto, a inauguração do Monumento do Dia da Marinha 2023 acontece no início das comemorações, dia 18, às 13h, no Farol de São Miguel-O-Anjo (junto ao Passeio Alegre). A obra é composta por uma âncora e um leme, numa clara alusão a elementos de origem náutica.

Conheça mais pormenores do programa aqui.

Fotos: Guilherme Costa Oliveira

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem