CIN - Branco Perfeito

Metrobus do Porto ficará a cargo da STCP Serviços

Metrobus do Porto ficará a cargo da STCP Serviços

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto, confirmou durante uma sessão da Assembleia Municipal, que o metrobus do Porto vai ser gerido pela Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP).

“Quem vai operar a metrobus vai ser a STCP, porque é esse o entendimento entre o Ministério do Ambiente, a Metro do Porto, a STCP, e as Câmaras”, afirmou Rui Moreira, em resposta a uma questão levantada pelo deputado da CDU Rui Sá, na passada noite de segunda-feira.

Em discussão estava a delegação de competências para a STCP Serviços que ditam a exploração e gestão do Terminal Intermodal de Campanhã, do Terminal das Camélias e do Terminal do Bom Sucesso, do Funicular dos Guindais, e de outros meios auxiliares à deslocação entre cotas, e de parques de estacionamento.

A CDU foi o único grupo que votou contra a proposta que mereceu os votos favoráveis de todas as outras bancadas, alegando que “a Câmara pode desempenhar essas funções”, e considerou uma “duplicação de competências” transferir “mais um conjunto de competências municipais para uma empresa intermunicipal (…) que não tem atividade há anos”.

Para o Bloco de Esquerda, o Terminal Intermodal de Campanhã “e a gestão integrada de outros equipamentos da área da mobilidade colocam novas exigências” e faz “todo o sentido que a STCP Serviços assuma estas novas responsabilidades”, destacou Rui Nóvoa.

Já Miguel Côrte-Real, líder da bancada social-democrata, defendeu uma “visão de mobilidade integrada” e acredita que “esta medida, assim como outras que o PSD apresentou, traz vantagens à cidade”.

O metrobus deverá estar concluído no final de 2023 e será parte do sistema de transporte da Área Metropolitana do Porto e integrará o sistema de bilhética intermodal Andante.

Com um total de 8 quilómetros, a linha Boavista – Império, irá percorrer ao longo das avenidas da Boavista e Marechal Gomes da Costa. Contará com oito novas estações de superfície: Casa da Música, Bom Sucesso, Guerra Junqueiro, Bessa, Pinheiro Manso, Serralves, João de Barros e Império.

PUB
www.pingodoce.pt/responsabilidade/premio-literatura-infantil/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=pli