
Numa altura em que se montam as últimas peças do viaduto de Santo Ovídio, em Gaia, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, revelou à Lusa que serão colocadas «almofadas» para conter o ruído dos trabalhos.
“Nós colocamos [um material] como se fosse uma almofada por baixo do carril, para não haver mecanismos de propagação de qualquer vibração às próprias estruturas e essas possam produzir ruído”, explicou.
Tiago Braga adiantou que esta semana estará feita “a configuração completa da estrutura do viaduto, estes últimos 45 metros” e “até setembro, o viaduto tem de estar concluído já com a estrutura ferroviária” também finalizada.
Atualmente, os trabalhadores já colocam a armadura de ferro, que juntamente com a base cimento, completará a «cama» de betão na qual irão circular os veículos da Metro do Porto.
“A fase de testes, e aquilo que está previsto, e eu sempre tenho referido isso – mantemos esse objetivo – é que a seguir às férias de Natal, a seguir à passagem de ano, comecemos logo no primeiro dia útil a fazer ensaios”, sublinhou o presidente da empresa, à agência de notícias.
Já a parte de baixo, a passagem inferior rodoviária de Santo Ovídio, deverá abrir antes do São João (24 de junho), confirmou também Tiago Braga.
Referir que o objetivo da Metro do Porto é que a alvorada comercial deste projeto chegue “no final do primeiro trimestre de 2024”, quando houver “condições de começar a operar a extensão da Linha Amarela até Vila d’Este”.
Artigos relacionados:
Obras da Metro prosseguem “a ritmo alucinante”. Novas imagens reveladas
Foto: Metro do Porto