PUB
Recheio 2024 Institucional

Metro tenta reduzir ruído em Santo Ovídio. Viaduto deve estar concluído em setembro

Metro tenta reduzir ruído em Santo Ovídio. Viaduto deve estar concluído em setembro

Numa altura em que se montam as últimas peças do viaduto de Santo Ovídio, em Gaia, o presidente da Metro do Porto, Tiago Braga, revelou à Lusa que serão colocadas «almofadas» para conter o ruído dos trabalhos.

“Nós colocamos [um material] como se fosse uma almofada por baixo do carril, para não haver mecanismos de propagação de qualquer vibração às próprias estruturas e essas possam produzir ruído”, explicou.

Tiago Braga adiantou que esta semana estará feita “a configuração completa da estrutura do viaduto, estes últimos 45 metros” e “até setembro, o viaduto tem de estar concluído já com a estrutura ferroviária” também finalizada.

Atualmente, os trabalhadores já colocam a armadura de ferro, que juntamente com a base cimento, completará a «cama» de betão na qual irão circular os veículos da Metro do Porto.

“A fase de testes, e aquilo que está previsto, e eu sempre tenho referido isso – mantemos esse objetivo – é que a seguir às férias de Natal, a seguir à passagem de ano, comecemos logo no primeiro dia útil a fazer ensaios”, sublinhou o presidente da empresa, à agência de notícias.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Já a parte de baixo, a passagem inferior rodoviária de Santo Ovídio, deverá abrir antes do São João (24 de junho), confirmou também Tiago Braga.

Referir que o objetivo da Metro do Porto é que a alvorada comercial deste projeto chegue “no final do primeiro trimestre de 2024”, quando houver “condições de começar a operar a extensão da Linha Amarela até Vila d’Este”.

Artigos relacionados:
Obras da Metro prosseguem “a ritmo alucinante”. Novas imagens reveladas

Foto: Metro do Porto

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem