PUB
Recheio 2024 Profissional

Metro do Porto vai entregar estudo de impacto ambiental da linha Rubi “no decorrer desta semana”

Metro do Porto vai entregar estudo de impacto ambiental da linha Rubi “no decorrer desta semana”

A Metro do Porto deverá entregar “no decorrer desta semana” o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da futura linha Rubi, que permitirá a ligação entre Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, à Casa da Música, no Porto, com paragem na estação ferroviária gaiense das Devesas.

A informação foi avançada pelo ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, aquando de uma visita à cidade do Porto, onde destacou que o estudo será entregue à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) “no sentido de avançar, já incluindo inclusivamente a nova travessia do rio Douro”. A nova ponte sobre o Douro, recorde-se, vai ficar situada entre as zonas do Candal, em Gaia, e do Campo Alegre, Porto.

Depois de submetido o estudo, a lei determina que o projeto fique em consulta pública pelo período de 100 dias úteis.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Note-se que, a 17 de maio, o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto já havia anunciado que o processo da linha Rubi entraria, em breve, em fase de “consulta pública”.

Na altura, Tiago Braga revelou também que o projetista da nova ponte do metro entre Porto e Gaia e o arquiteto Siza Vieira estavam a dialogar a inserção da nova travessia no Campo Alegre, com o objetivo de “afinar a implantação da ponte no lado do Porto”.

A Metro do Porto espera que o projeto final esteja concluído até ao “final de setembro, início de outubro”, de forma a que seja possível avançar com o projeto de execução da empreitada até ao final deste ano.

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem