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Metro do Porto lança concurso para projeto da Linha Casa da Música – Santo Ovídio

Metro do Porto lança concurso para projeto da Linha Casa da Música - Santo Ovídio

O concurso público internacional para a elaboração dos projetos de execução da Linha Casa da Música – Santo Ovídio, designada como “a segunda linha de Gaia”, foi publicado na segunda-feira em Diário da República, com um preço base de 4,8 milhões de euros.

A nova linha, que vai ligar a zona do Campo Alegre, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, terá seis quilómetros de extensão e seis estações: Campo Alegre, Arrábida, Candal, Rotunda VL8, Devesas e Soares dos Reis.

À Lusa, fonte da Metro do Porto disse que a segunda linha de Gaia terá um trajeto circular desde a estação da Casa da Música até à Estação de Santo Ovídeo, visando ainda estabelecer uma ligação ao interface de comboios nas Devesas, também em Gaia.

O concurso para escolher o projetista da Linha Casa da Música – Santo Ovídio tem um preço base 4,8 milhões de euros e as propostas devem ser apresentadas “até às 17 : 00 do 46 º dia a contar da data de envio do presente anúncio” (22 de abril).

A “segunda linha de Gaia” prevê também uma nova ponte sobre o Douro, dedicada ao metro e também para peões, que representa um investimento de 50 milhões de euros.

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A nova ponte, cujo concurso de ideias foi lançado a 16 de março, fará a ligação entre o Campo Alegre e o Candal, localizando-se a 500 metros a nascente da Ponte da Arrábida.

De referir que a empreitada total está orçada em 299 milhões de euros, tendo sido incluída pelo Governo no Plano de Recuperação e Resiliência, pelo que tem de entrar em obra em 2023.

O lançamento do concurso da empreitada está previsto para o primeiro trimestre de 2022 e a conclusão dos trabalhos para 2026, adiantou a mesma fonte.

Entre as vantagens da empreitada está o facto de “proporcionar o alívio da Linha Amarela [entre o Hospital de São João, no Porto, e Santo Ovídeo, em Gaia] – a mais concorrida do Metro”. “Prevê-se que a nova linha consiga atrair para a rede cerca de 325 mil novos clientes por dia, aproximadamente 120 milhões por ano”.

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