CMPorto

Metro do Porto anuncia reforço de frota

Metro do Porto anuncia reforço de frota

A Metro do Porto pretende lançar, até ao final deste ano, um novo concurso para a aquisição de 32 veículos, que permitirá reforçar a sua frota, informou o presidente do conselho de administração da empresa.

De acordo com as declarações de Tiago Braga, inicialmente foi lançado um concurso para 18 novas unidades, de modo a “fazer face às necessidades de exploração da Linha Rosa”. “Decidimos lançar um novo concurso para mais 22 veículos, com opção de mais 10, que farão a operação da Linha Rubi”, explicou, referindo que é nesse procedimento que estão agora “a trabalhar”.

A previsão é que os primeiros 22 veículos sejam entregues até final de 2025, altura em que estará concluída a obra da Linha Rubi, que permitirá a ligação que permitirá a ligação entre Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, e a Casa da Música, no Porto.

Já os restantes veículos devem ser entregues em finais de 2026.

 “O nosso intuito foi o de, aumentando o número de veículos, fazer com que o concurso seja mais interessante para os produtores de material circulante”, destacou Tiago Braga, a propósito do concurso, com “um montante total na ordem dos 90 milhões de euros”.

Os novos veículos serão “bidireccionais” e “acopláveis” e terão 35 metros de comprimento. Entre as principais características, destaca-se ainda o facto de “disporem de um mínimo de seis portas de folha dupla, de um piso baixo e plano e de um sistema de travagem regenerativa, podendo alcançar até 80 km/hora de velocidade”.

Adicionalmente, possuirão ainda uma supervisão de circulação por ATP (Automatic Train Proteccion) e facilidades para o transporte de bicicletas, pranchas e malas.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes