Santander Escolhas 1

Metro do Porto prevê lançar ainda este ano concurso da linha Rubi

Metro do Porto prevê lançar ainda este ano concurso da linha Rubi

O concurso da linha Rubi, que permitirá a ligação entre Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, à Casa da Música, no Porto, com paragem na estação ferroviária gaiense das Devesas, deverá avançar ainda no decorrer deste ano.

A informação foi confirmada por fonte da empresa, que indicou que se prevê que, durante este ano, seja possível “prevemos concluir o projeto de execução e avançar para o concurso de empreitada”.

Em entrevista à Agência Lusa, Lúcia Leão Lourenço revelou ainda que, simultaneamente, a Metro do Porto já está também a desenvolver “os estudos de impacto ambiental, para serem submetidos à Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.

“Só depois da adjudicação à empresa vencedora é que a Metro avançará para outros contactos com as entidades relevantes”, no que respeita ao “encaixe” da ponte nas duas margens, salientou ainda.

Atualmente, recorde-se, está a decorrer o prazo para a adjudicação da nova ponte sobre o Douro, cujo projeto de conceção foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso. A empresa prevê que a infraestrutura, com tabuleiro “exclusivamente reservado ao Metro, aos peões e bicicletas”, comece a ser construído “na primeira metade” de 2023.

Note-se que a ponte a construir permitirá a ligação entre o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia, sendo “parte obrigatória de uma nova linha de Metro – a Linha Rubi – que ligará as estações da Casa da Música e de Santo Ovídeo”.

A obra em causa, assim como a nova linha, são “totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência e estarão construídas e em funcionamento até ao final de 2025”.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal