PUB
Revista Sabe Bem até 30 de abril

Metro do Porto prevê lançar ainda este ano concurso da linha Rubi

Metro do Porto prevê lançar ainda este ano concurso da linha Rubi

O concurso da linha Rubi, que permitirá a ligação entre Santo Ovídio, em Vila Nova de Gaia, à Casa da Música, no Porto, com paragem na estação ferroviária gaiense das Devesas, deverá avançar ainda no decorrer deste ano.

A informação foi confirmada por fonte da empresa, que indicou que se prevê que, durante este ano, seja possível “prevemos concluir o projeto de execução e avançar para o concurso de empreitada”.

Em entrevista à Agência Lusa, Lúcia Leão Lourenço revelou ainda que, simultaneamente, a Metro do Porto já está também a desenvolver “os estudos de impacto ambiental, para serem submetidos à Agência Portuguesa do Ambiente (APA)”.

“Só depois da adjudicação à empresa vencedora é que a Metro avançará para outros contactos com as entidades relevantes”, no que respeita ao “encaixe” da ponte nas duas margens, salientou ainda.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Atualmente, recorde-se, está a decorrer o prazo para a adjudicação da nova ponte sobre o Douro, cujo projeto de conceção foi adjudicado ao consórcio liderado por Edgar Cardoso. A empresa prevê que a infraestrutura, com tabuleiro “exclusivamente reservado ao Metro, aos peões e bicicletas”, comece a ser construído “na primeira metade” de 2023.

Note-se que a ponte a construir permitirá a ligação entre o Campo Alegre, no Porto, ao Candal, em Vila Nova de Gaia, sendo “parte obrigatória de uma nova linha de Metro – a Linha Rubi – que ligará as estações da Casa da Música e de Santo Ovídeo”.

A obra em causa, assim como a nova linha, são “totalmente financiadas a fundo perdido por verbas inscritas no Plano de Recuperação e Resiliência e estarão construídas e em funcionamento até ao final de 2025”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer2