O edifício do Mercado de São Sebastião, localizado junto à Sé, está prestes a ser demolido. O destino final do antigo Mercado de Levante da Rua Escura, “um dos mais antigos mercados da invicta”, está agendado para o início de 2024, ao mesmo tempo que a Câmara do Porto aguarda novos planos para a revitalização da Avenida da Ponte, sendo que em breve vão começar os “arranjos exteriores necessários para substituir o edifício”.
“Este é um dos mercados mais antigos na Invicta. Surgiu do antigo Mercado de Levante da Rua Escura, que era de venda ambulante e ladeava a Sé. Estendia-se pela Rua Escura e também pela Rua de S. Sebastião, e nele foram sendo progressivamente instaladas barracas provisórias. A estrutura de betão que marca a paisagem nos dias atuais, contudo, é mais recente”, lê-se na notícia do Porto Canal.
Como já noticiado em novembro, sobre o mercado, Rui Moreira denota que “aquele edifício não tem utilidade prática e não tem interesse arquitetónico”, expondo ainda o facto de que, por se encontrar fechado há pouco mais de 3 meses, estimula a que se pratique “um conjunto de atividades de marginalidade”.
O desaparecimento do edifício marcará, assim, o fim de uma era, enquanto a cidade se prepara para abraçar novas possibilidades e planos de renovação urbana para a Avenida da Ponte. O início de 2024 permanece o prazo indicado para o início das operações de demolição, conforme esclarecido pela autarquia ao mesmo órgão de comunicação social.
Artigos relacionados