Os resultados do centro de rastreio móvel de Matosinhos mostram que nove das 14 instituições de apoio à terceira idade e à deficiência testadas não apresentam nenhum utente infetado pela Covid-19.
Todos os utentes dos lares de terceira idade e instituições de apoio à deficiência do concelho de Matosinhos foram testados e, segundo indica a autarquia, dos 1331 testados, entre utentes e funcionários, apenas 129 acusaram positivo para Covid-19.
“Ficamos naturalmente satisfeitos com estes resultados, uma vez que foram detetados menos de 10% de casos positivos nas estruturas para idosos do concelho. A testagem integral desta franja da população implicou um esforço financeiro para a autarquia, mas o facto que salientamos é o sucesso das nossas ações de prevenção, que no final de março puseram no terreno equipas que fizeram vistorias a todos os lares e ajudaram as instituições a adotarem boas práticas e procedimentos adequados em termos de higiene e segurança”, salientou a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro, acrescentando que o resultado destas “ações profiláticas é agora visível”.
Luísa Salgueiro destacou o facto de terem sido “detetados menos de 10% de casos positivos nas estruturas para idosos do concelho”.
O relatório final, divulgado quinta-feira pela Unidade Local de Saúde de Matosinhos, permite ainda verificar que 100 dos 129 infetados estão concentrados em duas instituições.
De recordar que o Centro de Rastreio Móvel de Matosinhos entrou em funcionamento no dia 13 de abril. O autocarro, adaptado a unidade móvel de testes à covid-19, percorreu as instituições do concelho realizando, no local, as colheitas.
Os custos da operação foram suportados pela Câmara Municipal de Matosinhos.