PUB
Recheio 2024 Institucional

Maia avança com testes em todos os lares do concelho

Maia avança com testes em todos os lares do concelho

A Câmara Municipal da Maia vai efetuar, à semelhança do que já acontece na cidade do Porto, testes de despiste da covid-19 a todos os idosos hospedados nos lares de terceira idade, públicos e privados, existentes no concelho. A operação deverá ter início na terça-feira, 31 de março. O boletim da situação epidemiológica no país divulgado esta segunda-feira dá conta de 140 vítimas mortais, 85 das quais registadas em idosos com mais de 80 anos e 31 com idades entre os 70 e os 79 anos.

Em comunicado, a autarquia refere que tem estado a trabalhar, “em estreita articulação com as autoridades de saúde local e regional”, no desenho institucional e operacional do plano que prevê a realização de testes de rastreio da covid-19 a todos os idosos hospedados em lares de terceira idade, públicos e privados, sedeados no concelho da Maia. O início desta operação está previsto para terça-feira.

A Câmara da Maia diz ter criado um grupo de trabalho, constituído por dois elementos do corpo clínico da autoridade de saúde local e por dois elementos da autarquia, “para definir os critérios essenciais que vão reger esta operação no terreno”. A ação conta ainda com o contributo técnico-científico do laboratório SYNLAB e com a comunidade académica, “para garantir o número de testes a realizar diariamente e promover a máxima celeridade possível na obtenção dos resultados”.

“Os nossos seniores são um património humano da comunidade que nos merece o mais profundo respeito, admiração e gratidão”, salienta António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal, acrescentado que tudo fará “para que juntos consigamos vencer esta crise sanitária, fazendo tudo o que estiver ao meu alcance para os proteger, determinação em que tenho a certeza de ser acompanhado por todos os maiatos sem exceção…”.

De recordar que a Câmara Municipal do Porto anunciou, na passada quinta-feira, que vai testar para a covid-19 a todos os idosos a residir em lares ou residências coletivas na cidade do Porto, assim como os respetivos funcionários, “através de um rastreio sistemático e inédito no país”, cujas recolhas começaram já no domingo. A iniciativa, que partiu do município, conta com o apoio do Hospital de São João e dos Centros de Saúde e implica “a montagem de unidades de cuidados na Pousada da Juventude e no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota com o apoio do Exército, que ali montará 300 camas”.

Portugal regista 140 mortes por Covid-19

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o boletim da situação epidemiológica no país divulgado esta segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o número de casos de Covid-19 em Portugal subiu de 5962 para 6408 esta segunda-feira. 571 pessoas estão internados, 164 em cuidados intensivos, e 43 já recuperaram. A aguardar resultado laboratorial estão ainda 4845 casos suspeitos e 11.482 estão sob vigilância das autoridades de saúde.

Há 140 vítimas mortais (mais 21 do que no domingo): 74 no Norte, onde há 3801 casos de infeção, 34 na região Centro (784 infetados), 30 na região de Lisboa (1577) e dois no Algarve (116). De referir que no Alentejo, há 45 casos confirmados de infeção, Madeira tem 44 e os Açores 41.

Das 140 mortes registadas, 85 tinham mais de 80 anos, 31 tinham idades entre os 70 e os 79 anos, 16 entre os 60 e os 69 anos, seis entre os 50 e os 59 anos e dois óbitos entre os 40 aos 49 anos.

Do total de casos confirmados (que inclui 1325 pessoas com mais de 70 anos e 71 crianças com idades inferiores a 10 anos), mais de 431 foram importados de 39 territórios estrangeiros – a maior parte de Espanha (128) e França (93).

O concelho do Porto ocupa o primeiro lugar da tabela da caracterização demográfica dos casos confirmados (941 casos), seguindo-se Lisboa (633), Gaia (344), Maia (313), Matosinhos (295) e Gondomar (276).

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce