RECHEIO 50 ANOS

Livro sobre a Revolução Liberal do Porto eleito como “o melhor do ano”

Livro sobre a Revolução Liberal do Porto eleito como “o melhor do ano”

O livro publicado pela Câmara Municipal do Porto, “1820: Revolução Liberal do Porto”, foi eleito pelo blog “Almanaque Republicano”, da autoria dos historiadores Artur Barracosa Mendonça e José Manuel Martins, como o melhor do ano de 2020 na área de História Contemporânea Portuguesa. 

Para a autarquia, liderada por Rui Moreira, este é o reconhecimento de um trabalho de pesquisa “muito aprofundado, que narra os factos do episódio da história nacional que marcou de forma indelével o constitucionalismo português: a Revolução Liberal do Porto”. 

Da autoria de José Manuel Lopes Cordeiro, o livro “percorre todo o ambiente efervescente que culminou com o levantamento militar e popular de 24 de Agosto de 1820 e contextualiza o que sucedeu em consequência deste movimento que eclodiu no Porto, impulsionado pelo Sinédrio, associação secreta formada em 1818 por burgueses e homens letrados da cidade e que tinha como grande propósito instaurar o liberalismo em Portugal”, explica o município do Porto, numa nota publicada no seu portal de notícias. 

Recorde-se que o livro-catálogo foi publicado no âmbito das celebrações do bicentenário da efeméride histórica, onde também foi apresentada a exposição “1820.Revolução Liberal no Porto”, patente no Gabinete do Tempo do Museu da Cidade – Casa do Infante até ao próximo domingo, 10 de janeiro. 

A exposição é de entrada livre, de terça-feira a domingo das 10h00 às 17h30, salvo os dias em que estão impostas medidas de recolher obrigatório. 

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=092022-carnepicadaangus&utm_campaign=sabordomes