PUB
Recheio 2024 Institucional

Invicta garante comodidade, segurança e animação na Passagem de Ano

Invicta garante comodidade, segurança e animação na Passagem de Ano

A Invicta está a preparar-se para entrar em 2024 com o pé direito. Esta quinta-feira, dia 28 de dezembro, o Município do Porto apresentou o Plano de Segurança e Mobilidade para a noite de Passagem de Ano: a animação está garantida, com espetáculos por toda a cidade, mas a “segurança de todos, a comodidade nas deslocações e a pronta limpeza das ruas” também.

“Estamos preparados para ter uma grande enchente”, afirmou Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, com a certeza de que há “todas as condições para que as coisas corram bem”, lê-se no portal de notícias da autarquia.

O Município terá o Centro de Gestão Integrada (CGI) a “funcionar toda a noite”, assim como o “sistema de videovigilância que, nestes eventos, é muito importante”. O autarca sente que “as condições de segurança estão garantidas” e seria “uma pena perder a tradição”.

Dado o sucesso da medida de “espalhar as atividades por vários pontos da cidade”, aplicada no São João, o mesmo repete-se na passagem de ano devido às “obras que estão a decorrer”. Assim, todos os cantos do Porto vão poder aproveitar a noite mais longa do ano e receber 2024 da melhor forma, num programa para todos os gostos.

“Em linha com os festejos descentralizados, o Município do Porto vai proceder a dois grandes condicionamentos de trânsito: o primeiro centrado na Praça da República, onde será proibida a circulação automóvel, também nas vias que dela irradiam”, das 21h00 do dia 31 de dezembro às 01h30 de 1 de janeiro de 2024. O mesmo acontece na Avenida dos Aliados, das 21h00 do dia 31 às 07h00 do dia 1, “das 21 horas de dia 31, até às sete horas do dia 1 de janeiro, sendo que “toda a avenida e arruamentos circundantes estarão também condicionados ao trânsito”.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Posto isto, é aconselhada a utilização dos transportes públicos, que terão os seus serviços reforçados, nas deslocações.

Logo após as 00h30 iniciam os “trabalhos de limpeza da cidade”. “A ideia é que a cidade acorde de cara lavada, fazendo apanágio do que têm sido as festas na cidade que é deixá-la à disposição de todas as pessoas que a querem frequentar na manhã seguinte”, afirma Filipe Araújo, vice-presidente e vereador do Ambiente e Transição Climática.

Dessa forma, cerca de 70 trabalhadores da Porto Ambiente vão estar encarregues da limpeza na Praça da República e do Largo da Lapa, seguindo, depois, para o Rossio, no Palácio de Cristal. Caso seja necessário, estarão disponíveis mais 80 pessoas “para reforçar a limpeza dos locais dos festejos oficiais” a partir das 06h00, perfazendo um total de 150 operacionais ao serviço.

Artigos relacionados
Porto vai ter Passagem de Ano de arromba. Conheça os artistas convidados
STCP anuncia operação especial para a Passagem de Ano
Metro do Porto alarga serviço na Passagem de Ano

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce