A Câmara Municipal da Maia tem já operacional um Centro de Acolhimento Covid Positivo. Instalado num hotel de 4 estrelas, em pleno centro da cidade, a estrutura vai acolher doentes estáveis e sem retaguarda familiar.
Proporcionando conforto e privacidade inerentes ao facto de estar instalado numa unidade hoteleira 4 estrelas, o Centro de Acolhimento Covid Positivo da Maia tem capacidade para 85 camas e “destina-se a utentes que receberam alta hospitalar, sem retaguarda familiar ou institucional, cujas condições da estrutura habitacional não garantem as medidas de isolamento clínico, ou em situações em que os requisitos de suporte familiar não se coadunem com a prescrição terapêutica e a contínua prestação de cuidados”.
Segundo explica a autarquia, “a admissão depende obrigatoriamente da sinalização por parte das equipas clínicas e sociais dos centros hospitalares e estruturas residenciais para idosos, dando-se prioridade aos utentes residentes na Maia”.
O centro de acolhimento Covid-19 foi criado pela Câmara Municipal da Maia, em articulação com o Centro Regional de Segurança Social do Norte e a ARS-N, homologada pela Autoridade de Saúde Pública e tem a supervisão clínica do ACES MAIA/Valongo.
A direção clínica está a cargo de Manuel Barbosa, coordenador da Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos (ECSCP), assessorado por Isabel Ferreira, responsável de enfermagem da ECSCP. A direção técnica encontra-se a cargo de Marta Ferreira, chefe do Gabinete de Saúde da Câmara Municipal da Maia, sendo assessorada por Sandra Almeida, diretora técnica do Lar de Nazaré.
Contando com o total apoio do Serviço Municipal de Proteção Civil, a estrutura é composta por uma uma vasta equipa multidisciplinar, que integra médicos e enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, agentes/ auxiliares de Geriatria, auxiliares de serviços gerais e de limpeza.
De recordar que a Câmara da Maia tem agora a funcionar dois centros de acolhimento, um para Covid negativo e este para Covid positivo, e ainda o Centro de Rastreio Móvel Covid-19 Maia, na circular do estádio municipal.
Foto: CM Maia