Sabe Bem

Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo com capacidade para 150 idosos

Maia abre Centro de Acolhimento Covid Negativo com capacidade para 150 idosos

A Câmara da Maia abriu na EB 2,3 de Gueifães o Centro de Acolhimento Covid Negativo, destinado a acolher temporariamente utentes idosos sem retaguarda familiar ou institucional que não sofram de doença infetocontagiosa.

O equipamento foi “homologado” pelas autoridades de saúde pública e é supervisionado pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Maia/Valongo, garante a Câmara da Maia, em comunicado.

“A admissão de utentes residentes no concelho depende obrigatoriamente da sinalização por parte das equipas clínicas e sociais dos centros hospitalares e estruturas residenciais para idosos”, acrescenta a nota.

A direção clínica do espaço está a cargo do presidente do Conselho Clínico do ACeS Maia/Valongo, Gustavo Ferreira, enquanto a direção técnica está a cargo da diretora técnica do Centro de Dia de S. Pedro Fins, Raquel Freitas, sendo a presidente da Liga dos Amigos do ACeS da Maia, a enfermeira Fernanda Sousa, a responsável pela assessoria de direção.

“Estes profissionais de saúde estão à frente de uma equipa multidisciplinar que integra médicos e enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais, psicólogos, auxiliares de geriatria, auxiliares de serviços gerais e limpeza e Proteção Civil”, explica a autarquia, acrescentando que “com exceção do corpo clínico, colocado pela Cruz Vermelha Portuguesa, os restantes elementos da equipa multidisciplinar provêm da Bolsa de Reforço Solidário constituída para o efeito” sob tutela da autarquia.

Esta Zona de Concentração e Apoio à População (ZCAP) foi criada no âmbito do Plano Municipal de Emergência da Proteção Civil da Maia acionado devido à pandemia da Covid-19.

O centro tem capacidade para 150 camas e pode acolher a população referenciada já a partir desta segunda-feira, dia 13 de abril.

A ZCAP MAIA – Centro de Acolhimento Covid Negativo destina-se exclusivamente a utentes sinalizados residentes no concelho que não sofram de doença infetocontagiosa Covid-19 ou outra que obrigue ao seu isolamento clínico e que reúnam condições de independência em relação a Atividades de Vida Diária,

A autarquia disponibiliza o contacto [email protected] para dúvidas e pedidos de admissão.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem