A construção da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário São João deverá ter início ainda este ano e será levada a cabo pela Casais – Engenharia e Construção, S. A., num projeto elaborado pela empresa “Aripa Arquitectos”.
O Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ) “irá agora desenvolver todos os procedimentos necessários, nos termos legais em vigor, para a adjudicação formal”, refere o comunicado da instituição.
De recordar que o Grupo de Trabalho, presidido por Joaquim Poças Martins – presidente do Conselho Diretivo da Ordem dos Engenheiros-Região Norte e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -, tinha identificado 14 empresas de construção, a quem o CHUSJ endereçou convite para apresentarem candidaturas à empreitada da ala pediátrica, considerada uma “obra com especial complexidade técnica”.
“O Grupo de Trabalho recebeu quatro propostas (uma delas numa associação de duas das empresas convidadas), que analisou tecnicamente de acordo com os requisitos definidos e as exigências fixadas nas especificações técnicas, selecionando a empresa Casais – Engenharia e Construção, S. A.”, diz ainda o Centro Hospital.
Dada a urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autorizou o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada.
O centro hospitalar salienta ainda que a parcela de terreno destinada à ala pediátrica já se encontra disponível, após decisão de 5 de junho de 2019 do Tribunal Judicial da Comarca do Porto.
“O CHUSJ congratula-se assim pelo processo de construção da Ala Pediátrica estar a decorrer conforme planeado, prevendo-se o início da obra durante o ano de 2019, devendo a mesma estar concluída em 18 meses”, assinala.
De recordar que há já 10 anos que o hospital tem um projeto para construir uma ala pediátrica, mas o serviço era prestado em contentores. Foi no início de julho que o internamento de crianças em contentores no CHUSJ terminou.