
O Centro Hospitalar São João (CHUSJ), no Porto, convidou 14 empresas de construção a apresentarem propostas para a empreitada da nova ala pediátrica, que deverá ter início ainda este ano.
“Em face da urgência da construção da ala pediátrica, a Lei do Orçamento do Estado para 2019 autoriza o CHUSJ a recorrer ao procedimento de ajuste direto na contratação da empreitada. No entanto, por razões de transparência e de defesa do superior interesse público, entendeu-se constituir um grupo de trabalho que pudesse estabelecer os critérios para selecionar o conjunto de empresas habilitadas para uma empreitada desta dimensão, para serem convidadas a apresentar propostas para a sua execução”, refere a o centro hospitalar, em comunicado citado pelo Notícias ao Minuto.
As 14 empresas foram identificadas pelo grupo de trabalho presidido pelo presidente da Ordem dos Engenheiros/Norte, Poças Martins, diz ainda o centro hospitalar, justificando que “a coordenação deste grupo por um representante da Ordem dos Engenheiros pretende assegurar a total transparência do processo, bem como o rigor nas decisões técnicas”.
O projeto de arquitetura da ala pediátrica está “em fase de revisão técnica, limitando eventuais erros ou omissões, de acordo com as exigências legais em vigor”. Assim, “pretende-se que no final do mês de junho o projeto de execução final seja remetido às empresas selecionadas, para análise e apresentação definitiva das propostas”.
Segundo o CHUSJ, o processo de construção da ala pediátrica “está a decorrer sem atrasos, prevendo-se o início da obra no decorrer do ano de 2019”.