PUB
Recheio 2024 Institucional

Há cada vez mais pessoas a escolher o Porto para viver

Há cada vez mais pessoas a escolher o Porto para viver

No ano passado, mais 1.009 habitantes escolheram o Porto para viver, contribuindo, assim, para o terceiro aumento consecutivo do número de habitantes na cidade, que, desde 2017, se tem vindo a verificar. 

Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística e apontam para os 215.945 de população residente na cidade em 2019, depois de, em 2017 e 2018, esta contagem se ter fixado, respetivamente, nos 214.353 e 214.936 habitantes.

Este é, assim, o crescimento mais acentuado dos últimos três anos, o que, de acordo com a Câmara Municipal do Porto, espelha uma tendência que, de ano para ano, é cada vez mais consistente. “São números históricos e que confirmam um crescimento sustentado do número de moradores na cidade ao longo dos últimos anos, contrariando a tendência das quatro décadas anteriores em que perdeu cerca de 100 mil habitantes”, lê-se no comunicado divulgado. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

O município congratula-se por ter invertido esta tendência, numa altura em que considera que, “um dos grandes desafios que se impõe aos centros urbanos, nacional e internacionalmente”, é criar condições para que “face à escalada de preços da habitação que não acompanhou os rendimentos da população”, consiga ter “condições para atrair novos moradores”. 

Entre as medidas de sucesso que contribuíram para o aumento da população residente no Porto, a autarquia acredita que estará a redução do IMI e IMT, que aplicou em 2019, a criação de novas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) e Operações de Reabilitação Urbana (ORU) e, mais recentemente, as habitações de renda acessível. 

Recorde-se que até 2022, o plano da Câmara do Porto passa por disponibilizar 1.000 fogos para arrendamento acessível, essencialmente no centro da cidade, com o suporte do programa “Porto com sentido”. 

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce