Recheio 2023

Governo alerta para circulação de “plano de desconfinamento” falso nas redes sociais

Governo alerta para circulação de “plano de desconfinamento” falso nas redes sociais

Horas depois de Marcelo Rebelo de Sousa ter enviado para o Parlamento o 12.º decreto que propõe a renovação do Estado de Emergência, onde solicitava ao Governo a preparação de um “plano de desconfinamento”, começou a circular nas redes sociais um suposto plano para os próximos três meses. Contudo, o teor do documento apresentado é “falso”, alertou de imediato o Governo. 

O gabinete do primeiro-ministro emitiu um comunicado onde avisa que o plano que está a circular “consiste numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”.  

O documento em causa, lê-se, “não tem qualquer veracidade, não é da autoria do Governo, nem se baseia em qualquer trabalho preparatório, pelo que às informações constantes do mesmo não deve ser atribuída qualquer credibilidade”. 

De acordo com a informação avançada, a falsificação será comunicada ao Ministério Público, uma vez que pode gerar “inerente risco para a saúde pública”. 

O comunicado esclarece ainda que o Governo está a “preparar os futuros passos de desconfinamento”, que serão comunicados em tempo útil e em “articulação com a estratégia de testagem e o plano de vacinação”. Contudo, destaca, é “inoportuno proceder nesta fase a qualquer apresentação ou discussão pública sobre o tema”.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional