Recheio Natal 2021

Gente do Porto conta histórias para ouvir em casa, em família

Gente do Porto conta histórias para ouvir em casa, em família

Para celebrar o Natal, a Ágora desenvolveu o “Adventário”, uma casa-calendário de onde vão sair 24 histórias de Natal, uma por dia, sempre às 21h30, contadas por figuras conhecidas da cidade do Porto.

Este ano, a cidade do Porto não vai ter a Árvore de Natal que, tradicionalmente, se ergue diante dos Paços do Concelho. Também as “pistas de gelo e todo um vasto programa de atividades organizado pelo município ficam, este ano, sem efeito na época natalícia”.

A Ágora criou assim o “Adventário”, um projeto que tem por objetivo “celebrar o Natal, que embora necessariamente diferente este ano, pode ainda assim ser assinalado de novas formas, por exemplo através das plataformas digitais”.

Assim, de 1 a 24 de dezembro, haverá histórias para ouvir diariamente, em casa e com a família reunida, contadas por “gente da cidade, umas mais conhecidas do que outras, mas todas com alguma ligação ao Porto”.

As 24 histórias serão reveladas na página de Facebook da Ágora, ficando depois também disponíveis no canal de empresa municipal no Youtube para quem quiser rever as histórias, uma a uma ou todos de uma só vez. 

“Independentemente das crenças de cada um, queremos transmitir uma mensagem positiva e de esperança nesta quadra, celebrando o que o Natal tem de melhor: a paz, a harmonia, o amor e também a partilha”, assinala a empresa municipal.

24 portuenses são desafiados a ler uma história, natalícia ou não, mas que seguramente será inspirada em sentimentos, símbolos ou memórias da época.

A cada episódio, a casa-calendário abre uma janela, revelando um objeto que corresponderá a uma das 24 palavras escolhidas, que, por sua vez, inspirará o convidado a contar uma história.

A manequim, empresária e apresentadora Diana Pereira irá inaugurar o “Adventário” já esta terça-feira, dia 1 de dezembro, com uma história a partir do livro “Conta Comigo”, de Marta Coelho e aRita, editado pela Máquina de Voar.

Seguem-se depois outras histórias, contadas por figuras da cidade, como os músicos Rui Reininho e Pedro Abrunhosa, o arqueólogo Joel Cleto, as escritoras Raquel Patriarca e Adélia Carvalho, a programadora Cristina Grande, o bailarino e coreógrafo Max Oliveira, a artista plástica Manuela Pimentel, a ilustradora Clara Não, a youtuber Sofia Manuel (mais conhecida por a Tripeirinha), mas também pelos comandantes do Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto e da Polícia Municipal do Porto e até por uma vendedora do Mercado Temporário do Bolhão, entre muitos outros.

Desenvolvido pelo Bairro dos Livros a convite da Ágora, o projeto terá ilustração e animação de Alice Eça Guimarães e Jorge Ribeiro (Fleabag Frog). Todas as histórias terão interpretação em língua gestual portuguesa.

PUB
track.adform.net/C/?bn=51188139

Viva! no Instagram. Siga-nos.