A Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia aprovou quinta-feira, por unanimidade, uma recomendação à Metro do Porto para que seja dada “prioridade absoluta” à linha de metro Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, conhecida como “segunda linha de Gaia”.
“Recomenda-se à Metro do Porto o desenvolvimento dos estudos de procura e estudos económicos-financeiros que permitirão aferir a urgência da nova linha de metro em Gaia e conferir-lhe a prioridade absoluta que entendemos que deve ter na nova fase de investimentos do Estado e da Metro do Porto”, indica, segundo a agência Lusa citada pelo Sapo 24, o texto aprovado por PS, PSD, CDS-PP, BE, CDU, PAN e pelo Grupo Municipal de Presidentes de Junta de Freguesia, na quinta-feira à noite.
Em causa está o trajeto entre Santo Ovídio e Devesas, em Vila Nova de Gaia, até ao Campo Alegre, no Porto.
De recordar que o Governo, a Área Metropolitana do Porto (AMP) e a Metro do Porto vão iniciar os estudos de viabilidade económica em sete linhas do metro do Grande Porto, cuja expansão será decidida até ao final do ano.
O protocolo para consolidação da expansão da rede de metro no Grande Porto e metro bus foi assinado no dia 21 de fevereiro.
As sete linhas em causa são: 2ª Linha de Gaia (Casa da Música – Devesas – Santo Ovídeo); Linha Circular (Casa da Música – Polo Universitário da Asprela); 2ª Linha de Gondomar (Estádio do Dragão – Valbom – Souto); Linha de São Mamede (Polo Universitário da Asprela – Fonte do Cuco); Prolongamento da Linha C (ISMAI – Muro); Linha do Campo Alegre (Matosinhos Sul – Casa da Música); e 2ª Linha da Maia (FEUP – Parque Maia).