CIN

Gaia formaliza candidatura a Capital Europeia da Juventude

Gaia formaliza candidatura a Capital Europeia da Juventude

A candidatura prometida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para ser Capital Europeia da Juventude em 2024 foi oficialmente submetida na terça-feira. 

A revelação foi feita pelo município, no seu portal de notícias, onde sublinha que este foi “o culminar de um processo de criação da carta”, que envolveu jovens e técnicos de juventude”. “Foram os jovens, aliás, os principais responsáveis pela elaboração de um documento que segue agora para avaliação por parte do Fórum Europeu de Juventude”, lê-se. 

“Queremos que a candidatura #Gaia2024 seja um polo de convergência à escala nacional e lusófona, potenciando o território, a língua portuguesa e os jovens que compõem tão vasto universo”, sublinhou, em setembro de 2020, Elísio Pinto, vereador da juventude da autarquia. 

O documento, enviado pelo responsável, será “revelado muito em breve”. Para já, o município adianta apenas que este está assente em seis eixos fundamentais, nomeadamente o dos direitos dos jovens, participação, Europa, combate às alterações climáticas, inclusão e inovação social e qualidade no trabalho com jovens. 

Rui Teixeira, Bruna Rodrigues, Mariana Moreira, Nuno Can, Tiago Cunha e Rita Gonçalves participaram na redação da carta, cuja tradução foi da responsabilidade de Catarina Rodrigues, vencedora do programa “Juvenes Traslatores”, em 2018.  

Recorde-se que a candidatura #Gaia2024 iniciou em 2018, com a apresentação pública da visão global. Seguiu-se uma Assembleia Zero, em que foram recolhidos contributos de diversos agentes do concelho, e as academias PowerUp, destinadas a capacitar os jovens de competências necessárias à efetivação da candidatura. 

O título de Capital Europeia da Juventude, criado em 2009 pelo Fórum Europeu de Juventude, organização que reúne e congrega os Conselhos Nacionais de Juventude dos diversos países europeus, bem como estruturas europeias de juventude, já foi atribuído às cidades de Braga e Cascais, respetivamente, em 2012 e 2018. 

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.