PUB
CIN - Branco Perfeito

Gaia apresenta candidatura a Capital Europeia da Juventude no Parlamento

Gaia apresenta candidatura a Capital Europeia da Juventude no Parlamento

As linhas orientadoras da candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude 2024 vão ser apresentadas à Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto, na Assembleia da República, na próxima quarta-feira, dia 23 de setembro.

Vila Nova de Gaia quer ser Capital Europeia da Juventude em 2024. As linhas orientadoras da candidatura contaram com a participação de sete jovens. “Em Gaia, nada é feito em termos de políticas de juventude sem o contributo dos jovens. Queremos que a candidatura #Gaia2024 seja um polo de convergência à escala nacional e lusófona, potenciando o território, a língua portuguesa e os jovens que compõem tão vasto universo”, sublinha o vereador Elísio Pinto, citado no comunicado enviado à VIVA!.

A reunião da Assembleia da República servirá para se reforçar o caráter nacional da candidatura, que deverá ser formalizada no final do ano, junto do Fórum Europeu de Juventude.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Segundo explica a autarquia, a candidatura #Gaia2024 iniciou em 2018, com a apresentação pública da visão global. Seguiu-se uma Assembleia Zero, em que foram recolhidos contributos de diversos agentes do concelho. Atualmente decorrem ainda as academias PowerUp, destinadas a capacitar os jovens de competências necessárias à efetivação da candidatura. “A própria Comissão Europeia, sublinhe-se, já estabeleceu contactos junto do Município com o intuito de saber mais detalhes sobre as suas políticas de juventude”, destaca.

A candidatura de Gaia a Capital Europeia da Juventude 2024 recebeu já o apoio formal da Presidência da República e da Assembleia da República, bem como do Conselho Nacional de Juventude e Federação Nacional de Associações Juvenis e, também, de organizações de membros da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz