Junta da Galiza

Gaia aprova suspensão de novos registos de alojamento local

Gaia aprova suspensão de novos registos de alojamento local

A proposta de suspensão imediata da autorização de novos registos de alojamentos locais em Vila Nova de Gaia foi aprovada por unanimidade na reunião do executivo municipal desta segunda-feira e segue, agora, para discussão na Assembleia Municipal.

Na sessão, o presidente da autarquia explicou que a medida, a vigorar durante um período de seis meses, visa “disciplinar” o a área do alojamento local, enquanto é elaborado um regulamento municipal para o setor.

“A suspensão de novos registos é uma medida cautelar para criar um regulamento”, completou Eduardo Vítor Rodrigues, segundo informação avançada pela Agência Lusa, citada pela Rádio Nova.

Através da implementação desta medida, recorde-se, o município gaiense pretende salvaguardar o “interesse público no direito fundamental à habitação”.

Segundo o autarca, o “desenvolvimento equilibrado do setor do turismo impõem que sejam definidas regras na sua articulação, em virtude de se verificar um número significativo de alojamentos familiares que foram retirados do mercado habitacional diretamente para o setor turístico”.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem