Sabor do mês PD - carne

Gaia abre espaço para inclusão da população em situação de sem-abrigo

Gaia abre espaço para inclusão da população em situação de sem-abrigo

Câmara Municipal de Gaia vai colocar em prática um projeto de acolhimento, integração e inclusão da população em situação de sem-abrigo (PSSA) do concelho, denominado «InteGrar».

A inauguração está agendada para sexta-feira, 6 de maio, pelas 14h30, em Mafamude. Praceta Fonte do Casal, n.ºs 25, perto das Águas de Gaia.

O objetivo do projeto é assegurar “à população em situação de sem-abrigo (PSSA) uma resposta diurna, de convívio, lazer e atividades lúdico/didáticas, um espaço de socialização que potencie a procura dos serviços, o acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e a kits alimentares”, lê-se no portal da autarquia, onde esclarece “É, ainda, intenção da Câmara Municipal de Gaia que neste espaço venham a realizar-se ações de capacitação e empregabilidade, seja criado e dinamizado um grupo de autoajuda e implementado um programa de treino de competências para a vida”.

Segundo a mesma nota, o Integrar irá prestar um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, através de uma equipa multidisciplinar, que se irá focar no individuo, na motivação, aspirações e nos desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade.

O projeto terá a durabilidade de dois anos e “tem como base de intervenção pelo menos 80 PSSA, o que não invalida que se atinja o número de pessoas evidenciadas no diagnóstico, quer pela via do acompanhamento pela equipa, quer pela via do atendimento, informação e encaminhamento para resposta da rede ou pela procura autónoma por parte das PSSA do espaço «Integrar»”.  

O «InteGrar» foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte (Norte 2020) e é promovido pela autarquia, em parceria com a Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES). O Norte 2020 financia, através do Fundo Social Europeu (FSE), 85% do investimento (135 mil euros), suportando o Município e os demais parceiros os restantes 15%.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem