PUB
Santander Saúde

Gaia cria projeto de integração social para sem-abrigo do concelho

Gaia cria projeto de integração social para sem-abrigo do concelho

A Câmara Municipal de Gaia vai dinamizar um projeto de acolhimento, integração e inclusão da população em situação de sem-abrigo (PSSA) do concelho, denominado «InteGrar».

O projeto foi aprovado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020 – e será promovido pela autarquia, em parceria com a Gaiurb, a delegação de Gaia da Cruz Vermelha Portuguesa e a Agência Piaget para o Desenvolvimento (APDES).

O Norte 2020 financia, através do Fundo Social Europeu (FSE), 85% do investimento (135 mil euros), suportando o Município e os demais parceiros os restantes 15%.

Com o objetivo de integrar, acompanhar e ajudar na reinserção social e profissional, o projeto prestará um acompanhamento personalizado e contínuo a cada pessoa, através de uma equipa multidisciplinar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A inclusão terá em conta um plano  individual mediante a motivação, as aspirações e os desejos pessoais, promovendo competências pessoais, sociais e de empregabilidade.

Existe a intenção de criação de um espaço drop-in diurno, de convívio, lazer e atividades lúdico/didáticas, um espaço de socialização que potencie a procura dos serviços, o acesso a informação sobre os recursos existentes na rede social, bem como o acesso a bens de primeira necessidade e a kits alimentares.

Em Vila Nova de Gaia o número de pessoas sem-abrigo tem aumentado, sendo que a maioria são homens entre os 35 e os 66 anos. O aumento poderá justificar-se pela situação provocada pela pandemia de covid-19.

Ao longo dos últimos anos, o Município de Vila Nova de Gaia já tem promovido o acesso a habitação social e implementado medidas de política social de forma a prevenir e ajudar situações mais precárias.

PUBLICIDADE

PUB
Prémio Literatura Infantil Pingo Doce