PUB
Recheio 2024 Institucional

Francesinha entre as 50 melhores sanduíches do mundo

Francesinha entre as 50 melhores sanduíches do mundo

A francesinha, prato típico portuense, foi eleita uma das melhores sanduíches do mundo. O título foi atribuído pelo TasteAtlas, guia de viagem experiencial para comida tradicional, que elaborou um ranking onde classifica as 100 melhores sanduíches que há no mundo.

Considerada “um património gastronómico e identitário da cidade”, segundo palavras do historiador Joel Cleto, no programa “Caminhos na História”, do Porto Canal, a francesinha é composta pelo típico bife de vaca, por enchidos como a linguiça e a salsicha, o fiambre, sendo depois coberta por uma dose generosa de queijo, que derrete com o delicioso molho de cerveja, cuja receita é o grande segredo da iguaria. São, no total, cerca de 900 quilocalorias ingeridas num só prato, no entanto, há quem faça centenas de quilómetros só para degustar esta afamada iguaria ou mesmo para repetir a experiência gastronómica, que dizem ser “única”.

Inseridas no top50 do TasteAtlas estão quatro sanduíches típicas portuguesas: a francesinha, que ocupa o 32.º lugar, a sanduíche de pernil, em 31.º, a bifana, que se encontra na 26.ª posição, e na liderança nacional, o prego, com o 15.º lugar.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

No primeiro lugar do ranking está a tombik, sanduíche turca composta por pão pide, carne de carneiro, alface, cebola e tomate.

Recorde-se que o Porto foi eleito, recentemente, como um dos melhores destinos europeus na área da gastronomia.

Veja o top50 das sanduíches eleitas:

PUBLICIDADE

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/uma-pascoa-saborosa-com-a-sabe-bem/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=0324-sabebem78&utm_campaign=sabebem