PUB
Junta da Galiza

Festa de São Gonçalo volta às ruas de Gaia

Festa de São Gonçalo volta às ruas de Gaia

A festa de São Gonçalo regressa às ruas de Vila Nova de Gaia no próximo dia 27 de março. A romaria já não se realizava desde 2020 devido à pandemia por COVID-19.

“A romaria, que, por tradição, seria a primeira do ano, começa às oito da manhã e só termina às 21 horas”, assinala Agostinho Gomes, presidente da Associação dos Mareantes do Rio Douro, que garante também que a decisão do retorno as festividades teve o avalo positivo da organização em uníssono com a Câmara Municipal de Gaia.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

A cabeça de São Cristóvão e a imagem de São Gonçalo começam a romaria pela manhã à beira-rio pelas ruas de Coimbrões e do Candal. Depois do almoço, passarão pela Avenida Diogo Leite e seguirão pela Rua Cândido dos Reis até Santo Ovídio, com passagem pela Câmara de Gaia. No edifício dos Paços do Concelho, está prevista a ida à varanda.

Após a deslocação à Igreja de Mafamude, o trajeto prosseguirá pelas ruas de Camões e de General Torres, atravessando a Avenida da República. Para controlar o trânsito automóvel e garantir a passagem do metro, a Polícia Municipal estará presente na Avenida da República.

Recorde-se que a festa esteve agendada para o início do ano, em janeiro mas foi cancelada devido à pandemia.

PUBLICIDADE
PUB
PD- Revista Sabe bem