CMPorto

Em 2020, foram adoptados mais de 250 animais no Centro de Reabilitação Animal de Gaia

Em 2020, foram adoptados mais de 250 animais no Centro de Reabilitação Animal de Gaia

Em plena pandemia, as famílias do concelho de Vila Nova de Gaia mostraram-se ainda mais predispostas a adotar animais de estimação, congratula-se a Câmara Municipal, revelando que a taxa de adoção no Centro de Reabilitação Animal apresentou um aumento no ano passado, tendo sido adotados 256 animais. 

Em 2018 e 2019, a taxa de adoção no Centro de Reabilitação Animal (CRA) de Gaia foi de 67% e 73%, respetivamente. No ano passado, registou-se uma taxa de 85%, tendo sido adotados 256 animais, 165 cães e 91 gatos.

Por outro lado, em 2020 foram recolhidos e entregues ao CRA um total de 301 animais, uma diminuição de 57 animais face a 2019.

De forma a evitar a sobrelotação das instalações, e para conseguir equilibrar o número de recolhas/entregas, o CRA continua a alertar a população para a problemática do abandono dos animais, através da promoção de campanhas que visam incentivar a adoção consciente e responsável, bem como a reforçar a ideia de que um animal de companhia é um compromisso a longo prazo, que passará a fazer parte da família.

De recordar que, nestas campanhas de adoção, a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia oferece a identificação eletrónica, desparasitação, esterilização e vacinação.

Devido à atual situação pandémica, o atendimento presencial no CRA só é possível mediante marcação prévia, que poderá ser efetuada através do telefone 22 374 24 09 ou do email [email protected].

No entanto, pode conhecer todos cães e gatos disponíveis para adoção no CRA a partir de casa: basta entrar no site autarquia e espreitar os fiéis companheiros que estão à espera de uma nova família.

De referir ainda que a autarquia está a ultimar a construção dos edifícios que vão dar lugar à Plataforma de Acolhimento e Tratamento Animal (PATA), um espaço destinado ao alojamento e tratamento de animais abandonados.

A estrutura, que ficará localizada numa zona verde da freguesia de Avintes, nas proximidades do Parque Biológico de Gaia, numa área de cerca de 36 mil metros quadrados, vai oferecer uma maior capacidade para a integração de animais, além de contar com várias novidades como uma maternidade, uma área de recreação e um parque canino.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes