PUB
Pingo Doce- Revista Sabe Bem

É dos melhores filmes da Europa e tem “carimbo” do Porto

É dos melhores filmes da Europa e tem

A cidade do Porto dá cartas em várias áreas e, ao que tudo indica, o cinema também é uma delas. Um exemplo disso é o filme “2720”, que foi dirigido por Basil da Cunha e está no top 5 de finalistas dos European Film Awards.

De acordo com a Câmara do Porto, este foi comissionado e coproduzido pelo Batalha Centro de Cinema. Recorde-se que, antes desta nomeação, o filme já tinha recebido 9 prémios e 37 nomeações para diferentes prémios na área do cinema.

A grande cerimónia de atribuição de prémios vai acontecer no dia 7 de dezembro, na Suíça. Pouco tempo antes, o “2720” já havia sido pré-selecionado para o Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, onde o filme foi premiado como Melhor Curta-Metragem Europeia no início de 2024.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Quanto à história em si, esta foca-se em Camila, uma menina de sete anos que parte à procura do seu irmão desaparecido após uma operação policial, e Jysone, que, após cumprir pena de prisão, tenta conseguir transporte para o trabalho. 

O filme passa-se no Bairro da Reboleira, em Lisboa, é uma coprodução luso-suíça e conta com um elenco formado por residentes locais.

Produzido pela Arquipélago Filmes, “2720” faz parte do catálogo da Agência da Curta-Metragem e marcou presença em festivais como Oberhausen (Prémio FIPRESCI da Federação Internacional de Críticos de Cinema), Kurzfilmtage Winterthur (Melhor Filme Suíço) e Curtas Vila do Conde (Prémios de Melhor Realizador Português e do Público).

Fotografia: DR Porto.
PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

PUB
Amanhecer3