A Câmara Municipal de Penafiel anunciou esta segunda-feira, 14 de outubro, que concessionou a gestão da nova central de transportes, situada junto à estação ferroviária de Novelas, a uma empresa privada de autocarros.
Este novo equipamento, que deverá estar em funcionamento em 2025, promete melhorar a rede de transportes públicos e facilitar a intermodalidade no concelho. A concessão inclui também a gestão da estação de mobilidade localizada no centro da cidade, nas proximidades do Jardim do Calvário.
De acordo com a autarquia, a nova central de transportes será o principal polo de mobilidade da região, garantindo uma maior eficiência no transporte de passageiros. A infraestrutura, já concluída, permitirá uma ligação rápida ao centro de Penafiel, através de um novo acesso, cuja abertura ainda aguarda a construção de uma rotunda nas proximidades da Autoestrada 4 (A4).
O município obteve recentemente o parecer favorável do Tribunal de Contas para iniciar a obra da rotunda, que deverá começar nas próximas semanas. Além desta, será construída uma segunda rotunda nas imediações, facilitando o acesso à zona industrial n.º 2. O projeto global está orçado em um milhão de euros.
A zona onde se situam a estação ferroviária e a central de transportes será também palco de uma nova fase de expansão urbana, com a construção de um novo centro de saúde. Estas obras deverão melhorar substancialmente os acessos à cidade, especialmente a partir da variante à Estrada Nacional 106 e da A4, atualmente bastante congestionados.
O presidente da Câmara, Antonino Sousa, sublinhou que este é um momento marcante para Penafiel, resultado de anos de planeamento estratégico com o objetivo de melhorar as condições de mobilidade para os habitantes do concelho.