CIN - Branco Perfeito

Concurso público lançado para a Ponte D. António Francisco dos Santos

Concurso público lançado para a Ponte D. António Francisco dos Santos

Nesta passada sexta-feira foi lançado, no jornal oficial da União Europeia e no Diário da República, o concurso público internacional para a construção da Ponte D. António Francisco dos Santos sobre o rio Douro.

A gestão do concurso, promovido pelos dois municípios envolvidos, o Município do porto e o de Vila Nova de Gaia, está pela empresa GO Porto – Gestão e Obras do Porto, que na primeira fase se encarregará da qualificação prévia dos candidatos, confirmando se estes cumprem com os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso (este procedimento deverá demorar dois meses).

Na segunda fase, os candidatos previamente selecionados terão de apresentar as propostas, onde deverão incluir um Estudo Prévio da solução global da ponte, cumprindo com os requisitos técnicos e outros impostos nas peças de concurso.

Após os projetos serem apresentados e se ter conhecido o vencedor, a próxima fase é de execução contratual composta por dois momentos. O primeiro momento, terá a duração de 12 meses e recai sobre a apresentação de estudos e projetos . Nos 24 meses seguintes, inicia-se a execução da empreitada onde se acrescenta dois meses oara ensaios,.

Segundo o calendário, prevê-se a conclusão da nova ponte para o segundo semestre de 2025.

A construção da nova travessia, anunciada em abril de 2018, esta terá “uma extensão total de 625 metros, 300 dos quais sobre o rio, e um perfil transversal do tabuleiro de 21,50 metros”.  

A infraestrutura terá um custo total de 36,9 milhões de euros, a assegurar pelas autarquias portuense e gaiense. No que respeita à componente da ponte o valor estimado é de 16,8 milhões de euros, aos quais se somam ainda os valores para construção do tabuleiro já em área seca e as infraestruturas rodoviárias de acessos. 

A Ponte D. António Francisco dos Santos é uma em homenagem ao falecido Bispo da Diocese do Porto.

As candidaturas deverão ser entregues, em formato eletrónico, até às 23h59 do dia 24 de julho na plataforma.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/diga-ola-ao-verao-com-a-sabe-bem/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=sabebem&utm_campaign=sabebem