O Ministério do Ambiente revelou que o concurso público internacional para construir uma nova ponte sobre o rio Douro para a rede de metro do Porto vai ser lançado a 01 de fevereiro.
“Dia 1 de fevereiro queremos lançar o novo concurso público internacional para uma nova ponte sobre o Douro”, adiantou, esta terça-feira, o ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Matos Fernandes, durante um debate organizado pela Ordem dos Engenheiros e noticiado pelo Dinheiro Vivo.
Em causa está a linha Santo Ovídio-Devesas-Campo Alegre, conhecida como “segunda linha de Vila Nova de Gaia”, que ficará localizada entre as pontes Luíz I e da Arrábida.
A nova linha servirá, por um lado, a estação ferroviária das Devesas, e por outro, será uma alternativa à estação de General Torres, ambas em Vila Nova de Gaia, adianta a Agência Lusa, citada pelo Sapo 24.
De recordar que, no final de setembro, João Pedro Matos Fernandes tinha já anunciado que o Governo previa lançar em 2021 um “grande concurso público internacional” para a construção de uma nova linha de metro Casa da Música – Santo Ovídeo.
“No início do próximo ano estaremos em condições de lançar um grande concurso público internacional para o projeto. A nova ponte sobre o Douro tem de ser um grande projeto discutido pelas cidades. Creio que vamos ter os melhores engenheiros do Mundo a concorrer”, disse, na altura, o governante ao JN.
O ministro salientou ainda que esta ligação será apenas para o metro. “Será só para o metro e quando muito para bicicleta e peões. Nunca será uma ponte rodoviária”, esclareceu Matos Fernandes.