Sabor do mês PD - peixe

Concluídas obras nas capelas dos cemitérios de Agramonte e Prado do Repouso

Concluídas obras nas capelas dos cemitérios de Agramonte e Prado do Repouso

As obras de reabilitação levadas a cabo pela Câmara Municipal do Porto nas capelas dos cemitérios de Agramonte e Prado do Repouso, no âmbito do seu plano de conservação e preservação do património existente nos cemitérios municipais, estão concluídas. 

A informação foi revelada pela autarquia, que adianta que, com esta intervenção, os monumentos “recuperam antigo esplendor”. 

Em Agramonte, os trabalhos centraram-se na cobertura da capela, que foi substituída. Além disso, de acordo com o Porto., foi ainda colocada uma tela impermeável e reparada a cobertura de camarinha metálica do piso superior da secretaria. 

“A empresa municipal de Gestão e Obras do Porto (GO Porto) aproveitou, também, para proceder à verificação da rede de abastecimento de água e ao reforço da impermeabilização dos terraços sobre a sacristia e corpo simétrico”, lê-se. Os trabalhos envolveram um investimento de 55 mil euros. 

Por sua vez, a intervenção na Capela do Cemitério do Prado do Repouso, avaliada em 94 mil euros, centrou-se “no reforço estrutural da cobertura da capela e no tratamento de fissuras existentes”.  

“Foram feitas intervenções, ainda, ao nível do restauro das artes decorativas da cúpula – de estilo neoclássico, atribuídas ao cenógrafo e arquiteto italiano Luigi Chiari, que trabalhou no Porto na viragem do século XVIII para o século XIX”, recorda o município. 

No total, o investimento da Câmara na intervenção dos dois equipamentos é de cerca de 149 mil euros. 

Note-se que, já em 2018, a autarquia realizou intervenções nas duas capelas, tendo, na Capela do Prado do Repouso, realizado o tratamento e pintura das fachadas, reparado as caixilharias, recuperado o pavimento interior e restaurado artes decorativas das paredes. Na Capela do Cemitério de Agramonte, as obras passaram pela reparação das carpintarias, restauro de artes decorativas e verificação das infraestruturas elétricas. 

Foto: GO Porto

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=peixe&utm_campaign=sabordomes