Philips

Coliseu do Porto

Coliseu do Porto

Tindersticks with orchestra and guests
14 maio | 21h00

Os Tindersticks nasceram em 1992 e contam atualmente com os membros originais Stuart Staples (vocalista), David Boulter (teclista) e Neil Fraser (guitarrista) e com as mais recentes inclusões, Dan McKinna (baixista, na banda desde 2007) e Earl Harvin Jr (baterista, na banda desde 2010). Ao longo da carreira, estabeleceram-se como mestres da contenção e da poética emoção humana, desenhando canções densas e melancólicas, cujas texturas e beleza encontraram um lugar especial no coração do público nacional, onde sempre foram acarinhados. A escolha dos Coliseus do Porto e Lisboa para integrar esta digressão de comemoração realça assim a importância que o público português tem para o grupo de Nottingham.

Estes concertos especiais atravessarão a já extensa discografia da banda, desde Tindersticks, álbum de estreia lançado em 1993, ao mais recente e hipnotizante Distractions, lançado em fevereiro de 2021. A banda será acompanhada por orquestra e por vários convidados que marcaram o seu percurso. As canções vão ser tocadas com arranjos completos e fiéis às gravações originais. Stuart Staples e colegas serão ladeados em palco por uma orquestra e por vários nomes bem conhecidos da sua discografia: Lucy Wilkins (violinista em ‘Tindersticks II’ e ‘Curtains’), Calina de la Mare (violinista em ‘Tindersticks II’, ‘Curtains’, ‘Simple Pleasure’, ‘Waiting for the Moon’), Rob Spriggs (guitarrista em ‘Tindersticks II e Curtains’), Sarah Willson (violoncelista em ‘Tindersticks II’, ‘Curtains’, ‘Simple Pleasure’, ‘Waiting for the Moon’, ‘Across Six Leap Years’ e ‘No Treasure but Hope’), Gina Foster (cantora em ‘Across Six Leap Years’, ‘The Something Rain’ e no mais recente ‘Distractions’) e o saxofonista Terry Edwards.

Vitor Kley – A Bolha
15 maio | 21h30

O tão esperado regresso aos palcos portugueses do cantor brasileiro Vitor Kley num concerto que celebra o seu mais recente álbum “A Bolha” e os seus maiores sucessos – O Sol, Morena, O amor é o segredo, Menina Linda.

Os Noivos
19 maio | 21h00

No seguimento da investigação em performance realizada com a ópera de Marcos Portugal La Donna di Genio Volubile (recuperação de manuscrito histórico, edição crítica da partitura com a coordenação científica de David Cramner e edição de DVD), o Estúdio de Ópera, a pós-graduação em Ópera e Estudo Musico-Teatrais e as Licenciaturas em Música e em Teatro da ESMAE apresentam no Coliseu Porto Ageas, um projeto em torno da música de Francisco de Sá Noronha “Os Noivos”.  Por ocasião do bicentenário do nascimento do compositor português Francisco de Sá Noronha, autor de um importante projeto de ópera nacional – compôs duas óperas baseadas em obras de Garrett, Beatriz de Portugal e O Arco de Sant’Ana –, criador de numerosas operetas, algumas delas muito ao gosto do Brasil onde viveu intermitentemente cerca de 30 anos, mas também o nosso mais importante violinista do século XIX, esta apresentação será a primeira audição moderna da opereta “Os Noivos”, que estreou no Rio de Janeiro no Teatro Fênix Dramática, em 12 de outubro de 1880. Uma opereta de costumes em três atos, que tem como pano de fundo a vida rural nas fazendas da periferia carioca, no final do século XIX.

O Lado Esquerdo
21 maio | 19h00

António afirma, sem hesitação, ser o homem que melhor conhece o lado esquerdo de Isabel, demonstrando minúcia na análise. Isabel responde a António. Fala-lhe das muitas vivências, do corpo vivo e jovial, dos sinais, dos sonhos que tinha para ele, para esse corpo moreno e sinuoso; da mãe que descobriu ser, sem imaginar que não encontraria nunca essa criança desejada. Fala-lhe da imortalidade dos 20 anos, do futuro tão próximo, da força inexplicável que tudo faz acontecer, mesmo sem fé. Fala do amor, da traição, do bem e do mal, da família, da saúde mental, da eternidade. E sempre que a realidade a confronta com um assalto violento; com peixes de plástico no oceano; com a morte súbita de uma criança; com a violação de um corpo inocente, pensa nos automóveis ecológicos; nas dunas sobreviventes da erosão; em todos os lugares onde ainda se faz amor. Um amor que acontece por cada ato desprezível da humanidade. 

Essa constelação de sinais no ombro esquerdo de Isabel tem significado. E António reparou. Abriu caminho a desvendar o mundo que a rodeia, que a envolve, que a engole e surpreende, a todas as mulheres que, em si, realizam sonhos mas também às que, ao mesmo tempo, temem, não voltam atrás, não acreditam nem se espantam. Isabel nomeia cada uma que em si sente, em si decide, grita ou sorri.

Gala d´Étoiles – Estrelas e Solistas da dança mundial
21 maio | 21h30

Estrelas do Teatro Mariinsky, Teatro alla Scala, Ballet da Ópera Nacional de Kiev, Russian Classical Ballet, num grande espetáculo de ballet com estrelas e solistas da dança mundial. Com Direção Artística de EVGENIYA BESPALOVA, com um elenco internacional de luxo: PETRA CONTI, TATIANA TKACHENKO, IVAN OSCORBIN, KATERYNA KUKHAR, OLEKSANDR STOYANOV, entre outras estrelas da dança mundial. Assista aos mais belos e emblemáticos Pas de Deux do repertório clássico. Repleta de artistas de prestígio, a Gala D’Étoiles apresenta um leque de executantes que exibem uma qualidade técnica extraordinária. Petra Conti e Eris Nezha, estrelas do Teatro alla Scala e Los Angeles Ballet, lideram um leque de estrelas e solistas principais como a Prima-Ballerina do Ballet da Ópera Nacional de Kiev – Katerina Kukhar, e Oleksandr Stoyanov – os prestigiados solistas Principais do Teatro Mariinsky – Tatiana Tkachenko e Ivan Oscorbin – e a Prima-Ballerina e o solista Principal da Russian Classical Ballet – Evgeniya Bespalova e Denis Karakashev.

Frutorra apresenta I Am Humor – 5ª Edição
27 maio | 22h00

O tão esperado espetáculo de humor a norte já tem data marcada para 2022. Frutorra apresenta I AM HUMOR a 27 de maio no Coliseu Porto Ageas. Os humoristas são já, também, tradição e por isso pode contar com o melhor stand up de Fernando Rocha, Miguel 7 Estacas, Hugo Sousa, João Seabra e a dupla que celebra este ano 20 anos de carreira Quim Roscas & Zeca Estacionâncio.

Esperam-se duas horas de boa disposição com as figuras nacionais da comédia que entram diariamente na sua casa através da ficção e televisão nacional.

Nininho Vaz Maia ao vivo nos Coliseus
28 maio | 22h00

Depois de se estrear ao vivo com dois concertos esgotados, realizados em pontos estratégicos do País, Arena de Almeirim e Parque de Feiras e Exposições de Beja, Nininho Vaz Maia ruma agora ao Coliseu Porto Ageas dia 28 de maio. O fenómeno Nininho Vaz Maia, o artista que une o Flamenco, o pop e a tradição cigana num estilo único, conquistou inesperadamente os fãs em 2019 com os seus temas originais no YouTube, somando à data de hoje mais de 54 milhões de visualizações orgânicas no seu canal oficial. A receção do público ao disco e ao género musical único que apresenta tem sido estrondosa e prova disso foram os dois concertos de estreia esgotadas e a conquista do disco de ouro, com o trabalho que marca a sua estreia nas edições.

Ópera Spectacular faz tributo a Queen
29 maio | 18h00

Ópera Spectacular volta com mais um magistral espetáculo e vai continuar fiel ao seu estilo: Inovadora, grandiosa, contagiante e irreverente. Este ano acrescenta uma grande novidade. Um tributo aos Queen em lírico pela primeira vez em Portugal. Ópera Spectacular vai revolucionar a música dos Queen transformando os mais espetaculares sucessos de uma das maiores e mais emblemáticas bandas de sempre, num universo musical semelhante a um concerto de Ópera. As vozes líricas deste projeto vão ao encontro do Rock e dos grandes solos das guitarras elétricas. A Night at the Opera , um dos álbuns mais conhecidos dos Queen, traçou uma nova caminhada de abordagem musical da Banda , muito desejada por Freddy Mercury, dada a sua paixão pela música clássica e pela Ópera. Ópera Spectacular vai recriar esse desejo e apresentar uma noite de Ópera em Rock, com o maior atrevimento e arrojo que as grandes obras dos Queen permitem. Não será apenas  “La Traviata” ,  “Carmina Burana” , “Norma”  , “Turandot” , “Rainha da Noite” ou “Tosca”.  Será tudo isso,  e estará igualmente implícito na música dos Queen.

Um grande concerto que terá como vozes principais : Sopranos Yolanda Soares e Patrycja Gabrel, Mezzo Soprano Inês Madeira, Tenor Bruno Almeida, Barítono Diogo Oliveira, e o vencedor de Rising Star Bruno Correia, acompanhados pela Banda Sinfónica da PSP dirigida pelo Maestro Sub Intendente Ferreira Brito , o Coro infantil Vozes do Atlântico dirigido por Angela Morais ,  Banda de Tributo aos Queen, e outros convidados.

Madagáscar
04-05 de junho | 11h30

MADAGÁSCAR em Portugal! Move it… MOVE IT!

Junta-te a Alex, o Leão, Marty, a Zebra, Melman, a Girafa, Glória, o hip-hipopótamo e, claro, àqueles hilariantes, conspiradores pinguins!
Finalmente chegou a Portugal a aventura musical de uma vida. Baseado no filme de animação da DreamWorks, Madagáscar, uma Aventura Musical, que conta a história de inseparáveis amigos, que escapam de sua casa no zoológico de Central Park, em Nova York, e se deparam com uma viagem inesperada ao mundo insano de Madagáscar. Alex, o leão, é o rei da selva urbana, a principal atração do zoológico do Central Park, em Nova York. Ele e seus melhores amigos – Marty, a zebra, Melman, a girafa e Glória, o hipopótamo – passaram a vida inteira em cativeiro, felizes, diante de um público que os admira e com refeições regulares. Não contente com a vida que tinha, Marty deixa sua curiosidade levar a melhor sobre ele e faz sua fuga – com a ajuda de alguns pinguins prodigiosos – para explorar o mundo. Repleto de personagens divertidas e aventureiras, Madagáscar deixa o público sem escolha a não ser “Move It, Move It!”.

Coliseu do Porto Ageas
Rua Passos Manuel 137
4000-385 Porto
Tlf: 223 394 940

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-cozinhar-por-tao-pouco/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=052022-sabebem67&utm_campaign=sabebem

Viva! no Instagram. Siga-nos.