
Performance Sonora e Poética para Famílias | CUMULUS
3 de dezembro, 10h30
Teatro, música, palavra e performance. A programação infantil do NOVO ÁTICO é para toda a família, pensada para despertar a curiosidade e sensibilidade dos bebés e crianças. Ao longo do ano, ao domingo de manhã, este é um programa que não vai querer perder! Um lugar onde habita o silêncio. Um novo vocabulário para o sonho. Cumulus, essa nuvem que se desenha no palco, é ar, cor, terra e a promessa do regresso. Uma experiência sensorial e performativa para viver em família.
João Couto
3 de dezembro, 19h00
João Couto regressa com o novo espetáculo “Canções Sobre o Meu Carro e o Meu Quarto”, uma viagem pelos temas mais íntimos do cantor e compositor. Além dos radiofónicos “Canção Só” e “Os Meus Amigos”, haverá ainda espaço para temas do álbum de estreia “Carta Aberta” (2018) e de “Boa Sorte” (2021), assim como músicas que escreveu ou partilhou com artistas como Ana Bacalhau, Os Azeitonas, Perpétua, Samuel Úria, Tomás Adrião, entre outros.
Pedro Moutinho
10 de dezembro, 19h00
Pedro Moutinho foi embalado pelo som do fado e cresceu com ele como se de uma herança genética se tratasse. Não há separação entre o fado e o homem que o canta. Existe sim, uma familiar fluidez entre um e outro, natural de quem já se conhece há muito tempo.Voltou ao estúdio no final do ano passado para iniciar a concepção e gravação de “Casa d’Água”. Dividindo-se em dois EPs distintos, “Casa” e “Água”, o projeto explora a versatilidade do fadista através de dois prismas distintos. Em “Casa”, Pedro Moutinho embrenha-se nos caminhos do Fado Tradicional para oferecer ao público um registo cru, que lhe é familiar. Em “Água”, o fadista interpreta canções, fluindo, adaptando e moldando o seu registo tão característico a composições provenientes de outros universos musicais.Neste trabalho Pedro Moutinho contou com composições de autores de diversas latitudes musicais. Carlos Conde, Martinho da Assunção, Maria do Rosário Pedreira, Teresinha Landeiro, Francisca Cortesão, João Correia, Carminho, Filipe Raposo, Amélia Muge e João Monge são alguns dos nomes que constituem o elenco.Quando em 2003 recebeu o “Prémio Revelação” da Casa da Imprensa com o seu álbum “Primeiro Fado”, e passados três anos viu “Encontro” (o seu segundo trabalho) a ser galardoado com o Prémio Amália na categoria de melhor disco, o fadista provava que para além de partilhar o talento da sua linhagem, tinha pela frente um caminho que era só seu.Entre o seu primeiro registo discográfico e este, já se passaram mais de 20 anos de uma carreira vivida intensamente. Um percurso ímpar que transformou Pedro Moutinho num dos grandes fadistas da atualidade.
Coliseu do Porto Ageas
Rua Passos Manuel 137
4000-385 Porto
Tlf: 223 394 940