Revista Sabe Bem 70 - PD

Cimeira Social da União Europeia decorre no Porto esta semana. Evento vai obrigar a condicionamentos.

Cimeira Social da União Europeia decorre no Porto esta semana. Evento vai obrigar a condicionamentos.

A cidade do Porto acolhe esta semana a Cimeira Social, considerada o ponto alto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. O evento acontece nos próximos dias 7 e 8 de maio, na Alfândega do Porto e no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, e vai obrigar a alguns condicionamentos. 

Numa nota publicada no seu portal de notícias, a Câmara Municipal do Porto recorda que o acesso à Biblioteca Municipal Almeida Garrett estará interdito durante toda a semana. O espaço está a ser preparado para “receber as comitivas nacionais e estrangeiras”, sendo, durante a cimeira, utilizado como “centro de imprensa e sala de briefing”. 

A Biblioteca Municipal Almeida Garrett voltará ao seu normal funcionalmente a partir do dia 10 de maio.  

O estacionamento e circulação estarão também restritos, a partir das 00h00 de quinta-feira, 6 de maio, nomeadamente na Praça General Humberto Delgado, na Rua Doutor António Luís Gomes, no Largo da Alfândega, na Rua Jorge Viterbo Ferreira e na Rua de Entre Quintas. Os condicionamentos vigoram até às 20h00 de sábado, 8 de maio. 

“O Parque da Alfândega estará encerrado e haverá proibição de estacionamento na via pública na zona de Miragaia”, lê-se na nota divulgada pelo município, que indica ainda que a zona envolvente do Palácio de Cristal sofrerá também alterações à normal circulação viária, com corte total de via no eixo Praça da Galiza – Rua Alberto Aires Gouveia, entre as 7h00 e as 18h00 do dia 8. 

Contudo, alerta que o trânsito de veículos de emergência e socorro e o acesso a serviços de urgência e moradores estarão garantidos “acordo com as instruções da Polícia de Segurança Pública”.

Adicionalmente, a autarquia liderada por Rui Moreira informa que será também necessário “deslocar e encerrar alguns equipamentos de recolha de resíduos nas zonas envolventes aos dois locais onde decorre a Cimeira Social”.

As novas localizações estão disponíveis para consulta aqui.

De referir que a Cimeira Social do Porto contempla dois eventos centrais. O primeiro, a decorrer no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, a 7 de maio, e o segundo, no dia 8, com uma Reunião Informal de Chefes de Estado e de Governo, que terá lugar no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota.

Em debate no evento estará o Plano de Ação, que propõe “um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu: taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia; pelo menos 60% dos adultos devem participar, anualmente, em formação e reução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças”.

Todos os condicionamentos em causa, no âmbito da Cimeira Social do Porto, estão disponíveis para consulta na página da Câmara Municipal do Porto.

PUB
www.youtube.com/watch?v=sGBN85XLjXI/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_campaign=natal