Comida Fresca - Dia dos Namorados - PD

Casa de Serralves apresenta “Signos e Figuração”

Casa de Serralves apresenta “Signos e Figuração”

A exposição “Joan Miró – Signos e Figuração” vai estar disponível para visita na Casa de Serralves, recentemente restaurada, com um projeto assinado pelo conceituado arquiteto Álvaro Siza Vieira, a partir do próximo sábado, 9 de outubro.

A mostra, segundo explicou a Fundação de Serralves, surge na sequência da “conclusão das obras do projeto de recuperação e adaptação da Casa de Serralves, assinado pelo arquiteto Álvaro Siza, que contou com o apoio da Câmara Municipal do Porto, nos termos do protocolo que define as condições de depósito da Coleção Miró em Serralves”.

Em causa não está uma exposição que siga “um formato cronológico ou linear”, estando as peças “agregadas tematicamente, tentando dar uma visão holística do percurso do artista”.

“As várias salas abordam diferentes aspetos da sua arte: o desenvolvimento de uma linguagem de signos; o encontro do artista com a pintura abstrata que se fazia na Europa e na América; o seu interesse pelo processo e pelo gesto expressivo; as suas complexas respostas ao drama social dos anos 1930; a inovadora abordagem da colagem; o impacto da estética do sudoeste asiático na sua prática do desenho; e, acima de tudo, a sua incessante curiosidade pela natureza dos materiais”, lê-se.

Recorde-se que as obras de adaptação da Casa de Serralves, para receber a Coleção Miró, tiveram início em agosto do ano passado.

Durante 25 anos, como foi anunciado, a Casa Serralves será morada da Coleção Miró. Fruto de um protocolo entre a Câmara do Porto e a Fundação Serralves, 85 obras do artista catalão Joan Miró vão ser expostas.

O município do Porto entendeu que a entidade capaz de assegurar a “proteção, conservação, divulgação e promoção cultural das obras” era a Fundação de Serralves, pelo seu reconhecimento e ambicioso programa de exposições de obras de arte de referência que desenvolve. “Esta decisão salvaguarda o interesse público e nacional” indicou, na altura, o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira.

A obra “Joan Miró – Signos e Figuração” vai estar patente na Casa de Serralves até 6 de outubro de 2022.

PUB
www.pingodoce.pt/pingodoce-institucional/revista-sabe-bem/sabe-bem-poupar-todos-os-dias/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_term=banner&utm_content=27012023-edicao71utm_campaign=sabebem