Sogrape

Caricaturas sobre Martin Luther King em exposição em Gondomar

Caricaturas sobre Martin Luther King em exposição em Gondomar

A Biblioteca Municipal de Gondomar Camilo de Oliveira recebe a partir desta sexta-feira, 4 de fevereiro, mais de uma centena de caricaturas sobre o Nobel da Paz Martin Luther King.

A exposição integra-se no âmbito do Prémio Especial de Caricatura do 23º PortoCartoon World Festival, que também contemplou a pianista Maria João Pires.
Organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, a mostra reúne trabalhos de caricaturistas de trinta e três países, entre os quais Portugal, Argentina, Brasil, China, Colômbia, Cuba, Egito, Estónia, Filipinas, Finlândia, Índia, Indonésia, Iraque, Líbano e Nova Zelândia.

Em comunicado, os promotores recordam que Luther King, mártir pelos direitos humanos, foi uma das primeiras figuras políticas dos EUA a expressar-se, de forma frontal, contra a discriminação racial. Inspirado em Mahatma Gandhi, defendia a luta pacífica, sem armas.

Em 1964, recebeu o prémio Nobel da Paz, tornando-se, na altura, o mais jovem vencedor de tal galardão.

As caricaturas sobre Martin Luther King chegam a Gondomar, através de uma parceria entre o Museu Nacional da Imprensa e a Câmara Municipal de Gondomar, e podem ser visitadas até ao dia 18 de abril.

Caricatura: Ludo Goderis

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes