Recheio

Câmara do Porto vai renovar contrato de serviço público da STCP

Câmara do Porto vai renovar contrato de serviço público da STCP

A Câmara do Porto revelou que o contrato de serviço público da Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), que termina em 2024, vai ser, durante este ano, alvo de uma reestruturação para ser renovado por um período de mais dez anos.

A garantia foi deixada, segunda-feira, pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, num encontro com as organizações representativas dos trabalhadores (OTS) da STCP que serviu para “apresentar em linhas gerais o que reserva o futuro da operadora de transportes públicos agora que a intermunicipalização da STCP se concretizou a 1 de janeiro de 2021”.

“Esta decisão [renovação do contrato] vem dar estabilidade à operadora de transportes exclusiva da cidade do Porto e aos seus trabalhadores, produzindo também efeitos ao nível das metas que a Câmara do Porto estabeleceu para os próximos anos: apostar na melhoria da oferta e da qualidade do serviço da STCP”, salienta o portal da autarquia.

Na reunião, Rui Moreira revelou ainda o desejo da Câmara do Porto em ver o projeto do futuro corredor metro-bus na Avenida da Boavista, que está inscrito no Plano de Resiliência que Portugal entregou na União Europeia, a ser operacionalizado pela STCP em regime de exclusividade.

Recorde-se que cabe ao Município do Porto, enquanto acionista maioritário da empresa, assegurar a gestão da empresa. “Com o passivo a zeros, a gestão intermunicipal está agora nas mãos da Câmara do Porto, a quem cabe nomear dois de três membros do conselho de administração da STCP”, relembra.

A STCP assegura o transporte coletivo público rodoviário de passageiros na Área Metropolitana do Porto, em regime de exclusividade dentro dos limites do concelho do Porto, e no regime geral de concessão nos concelhos limítrofes – Matosinhos, Maia, Valongo, Gondomar e Vila Nova de Gaia.

PUB
www.pingodoce.pt/produtos/take-away/encomendas/?utm_source=vivaporto&utm_medium=banner&utm_campaign=encomendasta&utm_term=banner&utm_content=050121-encomendaschef2021

Viva! no Instagram. Siga-nos.