PUB
Recheio 2024 Institucional

Câmara do Porto revela os postos de carregamento elétrico em operação na cidade

Câmara do Porto revela os postos de carregamento elétrico em operação na cidade

Depois de, no final de janeiro, ter anunciado os locais onde serão instalados os primeiros 10 postos de carregamento elétrico (PCE) para automóveis, a Câmara Municipal do Porto revela agora que na Rua de Leonardo Coimbra e na Avenida do Parque já há equipamentos “a funcionar em plena via pública”. 

“Estes são os primeiros postos de carregamento a ocupar espaço municipal e o tipo de carregamento suportado por estes equipamentos é de 50 kilowatts DC (corrente contínua) e 43 kilowatts AC (corrente alternada)”, indicou, em comunicado. 

O município explica, ainda, que a rede se tornará “ainda mais ampla” com o envolvimento dos parques de estacionamento”, cuja instalação de PCE deverá avançar ainda este ano. 

A concessionária Empark terá já manifestado à autarquia a sua intenção de “instalar nove postos durante 2021”. 

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

De acordo com o Porto., além dos postos disponíveis na via pública e dos parques de estacionamento existentes, existe ainda a “obrigatoriedade no caderno de encargos de instalação de PCE” em equipamentos como o Parque de Estacionamento do Aviz. Uma condicionante que, segundo explica, é aplicada em todos os futuros parques de estacionamento cuja construção seja promovida pela autarquia ou que venham a ser requalificados no âmbito de futuras concessões. 

Recorde-se que o município decidiu avançar com a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito da estratégia de construção de uma cidade sustentável. A aposta, anunciada no final de 2019, tem em consideração o “expectável crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que até 2050 quer atingir a neutralidade carbónica”. 

Foto: Filipa Brito | CM Porto

PUBLICIDADE

PUB
PD- Revista Sabe bem