
Depois de, no final de janeiro, ter anunciado os locais onde serão instalados os primeiros 10 postos de carregamento elétrico (PCE) para automóveis, a Câmara Municipal do Porto revela agora que na Rua de Leonardo Coimbra e na Avenida do Parque já há equipamentos “a funcionar em plena via pública”.
“Estes são os primeiros postos de carregamento a ocupar espaço municipal e o tipo de carregamento suportado por estes equipamentos é de 50 kilowatts DC (corrente contínua) e 43 kilowatts AC (corrente alternada)”, indicou, em comunicado.
O município explica, ainda, que a rede se tornará “ainda mais ampla” com o envolvimento dos parques de estacionamento”, cuja instalação de PCE deverá avançar ainda este ano.
A concessionária Empark terá já manifestado à autarquia a sua intenção de “instalar nove postos durante 2021”.
De acordo com o Porto., além dos postos disponíveis na via pública e dos parques de estacionamento existentes, existe ainda a “obrigatoriedade no caderno de encargos de instalação de PCE” em equipamentos como o Parque de Estacionamento do Aviz. Uma condicionante que, segundo explica, é aplicada em todos os futuros parques de estacionamento cuja construção seja promovida pela autarquia ou que venham a ser requalificados no âmbito de futuras concessões.
Recorde-se que o município decidiu avançar com a instalação de postos de carregamento de veículos elétricos, no âmbito da estratégia de construção de uma cidade sustentável. A aposta, anunciada no final de 2019, tem em consideração o “expectável crescimento do número de automóveis elétricos em circulação, fruto das políticas de incentivo à redução de emissões de CO2 e às políticas aplicadas na cidade no domínio da sustentabilidade, que até 2050 quer atingir a neutralidade carbónica”.
Foto: Filipa Brito | CM Porto