PUB
PD-Bairro Feliz

Câmara do Porto reforça equipas de rua para dar apoio aos sem-abrigo

Câmara do Porto reforça equipas de rua para dar apoio aos sem-abrigo

A vaga de frio que, durante esta semana, se tem feito sentir um pouco por todos os distritos de Portugal continental levou a Câmara Municipal do Porto a acionar um reforço das suas equipas de rua no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo. A medida entra em vigor a partir das 21h00 desta quarta-feira.

“Pese embora ainda não estejam reunidos os critérios de estabelecidos pelo Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do NPISA Porto – Vaga de Frio 2023, que só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos – a Câmara Municipal do Porto avança, já a partir de hoje, com um reforço das equipas de rua, que diariamente acompanham as pessoas em situação de sem-abrigo”, informou, em comunicado.

Através desta ação, pretende-se assegurar uma “monitorização intensiva das pessoas em situação mais vulnerável, face às temperaturas mais baixas”. Agasalhos, cobertores, fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes são alguns dos artigos que serão distribuídos pelas duas equipas multidisciplinares que estarão no terreno.

PUBLICIDADE - CONTINUE A LEITURA A SEGUIR

Os oito elementos das equipas, provenientes da Proteção Civil Municipal, Regimento dos Sapadores Bombeiros, Departamento Municipal de Coesão Social e Equipas de Rua, procederão também à “sinalização e encaminhamento para o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto das pessoas que manifestem intenção de aderir a respostas de acolhimento social”, lê-se no portal de notícias da Câmara Municipal.

Adicionalmente, o Porto. indica que continuará a ter em funcionamento os restaurantes solidários da rede municipal – Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha. No total, os três espaços asseguram a entrega de mais de 550 refeições diárias.

PUBLICIDADE

PUB
PD-Bairro Feliz