Junta da Galiza

Câmara do Porto reforça equipas de rua para dar apoio aos sem-abrigo

Câmara do Porto reforça equipas de rua para dar apoio aos sem-abrigo

A vaga de frio que, durante esta semana, se tem feito sentir um pouco por todos os distritos de Portugal continental levou a Câmara Municipal do Porto a acionar um reforço das suas equipas de rua no apoio às pessoas em situação de sem-abrigo. A medida entra em vigor a partir das 21h00 desta quarta-feira.

“Pese embora ainda não estejam reunidos os critérios de estabelecidos pelo Plano de Contingência para Pessoas em Situação de Sem-Abrigo do NPISA Porto – Vaga de Frio 2023, que só é ativado com temperaturas mínimas abaixo dos 3ºC, durante três dias consecutivos – a Câmara Municipal do Porto avança, já a partir de hoje, com um reforço das equipas de rua, que diariamente acompanham as pessoas em situação de sem-abrigo”, informou, em comunicado.

Através desta ação, pretende-se assegurar uma “monitorização intensiva das pessoas em situação mais vulnerável, face às temperaturas mais baixas”. Agasalhos, cobertores, fornecimento de alimentação de conforto e bebidas quentes são alguns dos artigos que serão distribuídos pelas duas equipas multidisciplinares que estarão no terreno.

Os oito elementos das equipas, provenientes da Proteção Civil Municipal, Regimento dos Sapadores Bombeiros, Departamento Municipal de Coesão Social e Equipas de Rua, procederão também à “sinalização e encaminhamento para o NPISA – Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo do Porto das pessoas que manifestem intenção de aderir a respostas de acolhimento social”, lê-se no portal de notícias da Câmara Municipal.

Adicionalmente, o Porto. indica que continuará a ter em funcionamento os restaurantes solidários da rede municipal – Centro de Acolhimento Temporário Joaquim Urbano, Baixa (Travessa de Passos Manuel) e Batalha. No total, os três espaços asseguram a entrega de mais de 550 refeições diárias.

PUB
www.pingodoce.pt/receitas/?utm_source=cm&utm_medium=cpc&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=etaobomcomerassim&utm_campaign=institucional