Sabor do mês PD - peixe

Bicicletas vão circular em corredores BUS de mais duas ruas do Porto

Bicicletas vão circular em corredores BUS de mais duas ruas do Porto

Já implementado na Rua de Costa Cabral, o programa piloto de circulação de bicicletas em corredores BUS vai ser prolongado e alargado à Rua da Constituição e à Rua do Dr. Roberto Frias. A proposta é votada pelo Executivo Municipal na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro.

As bicicletas circulam nas faixas BUS da rua de Costa Cabral desde 2017. Três anos depois, o balanço é positivo, aponta o relatório de monitorização do projeto piloto, elaborado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Segundo o portal de notícias da autarquia, o relatório “não detetou uma degradação das condições resultante da circulação de velocípedes nos corredores BUS”, sendo que também não registou “impacto negativo da introdução da medida na operação dos transportes públicos, tendo em conta as velocidades comerciais médias. Ainda assim, os motoristas da STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) e os taxistas mostraram reservas”.

Já “os ciclistas estão claramente satisfeitos com a medida e o alargamento da mesma para outros locais da cidade”, diz o relatório da FEUP.

A vereadora do Pelouro dos Transportes, Cristina Pimentel, vai assim propor o alargamento da autorização de circulação de bicicletas nos corredores BUS à Rua da Constituição (entre as rua de Serpa Pinto e de Pedro Hispano) e à Rua do Dr. Roberto Frias (Asprela), a título experimental e pelo período de 36 meses.

A proposta, que será apreciada segunda-feira, inclui ainda o prolongamento, por mais 18 meses, da autorização à circulação de bicicletas no corredor BUS da Rua de Costa Cabral.

De recordar que a Câmara do Porto tem em curso um plano de expansão da rede de ciclovias. O objetivo é o de que a rede de percursos cicláveis da cidade chegue aos 50 quilómetros até ao final de 2020, faltando apenas interligar 35 quilómetros. Além das ciclovias, a Câmara do Porto anunciou também a disponibilização de mais 130 lugares para aparcamento de bicicletas em parques vigiados.

PUB
www.pingodoce.pt/campanhas/sabor-do-mes/?utm_source=cm&utm_medium=banner&utm_term=leaderboardmobile&utm_content=carne&utm_campaign=sabordomes