O projeto de requalificação da Biblioteca Pública Municipal do Porto, assinado pelo arquiteto Eduardo Souto Mouro, vai avançar até ao final do mês de junho. A informação foi avançada pelo diretor do Museu e Bibliotecas do Porto, à margem da apresentação da exposição “Os Lusíadas”.
O encerramento acontecerá “seguramente, ainda no primeiro semestre deste ano”, garantiu Jorge Sobrado adiantando, ainda, que não querem que seja um “fecho radical”, pelo que procurarão “manter os serviços indispensáveis, sobretudo para trabalhos de investigação em curso”.
Segundo confirmou o responsável, em declarações à Agência Lusa, citadas pelo Porto Canal, o objetivo é que no arranque da empreitada não haja fundos bibliográficos, nem mobiliário, nem equipamentos, nem funcionários a trabalhar na biblioteca.
De referir que a comunicação de Jorge Sobrado ficou também marcado pelo anúncio da cessação das suas funções no Museu e Bibliotecas do Porto, a partir do próximo dia 19 de fevereiro.
Recorde-se que as obras na Biblioteca vão permitir triplicar a capacidade do espaço e, consequentemente, prolongar com construção de frente urbana na Rua de Morgado Mateus e na Avenida de Rodrigues de Freitas.
A empreitada tem um custo estimado de 17 milhões de euros.
Foto: Filipa Brito